Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

PPA inicia nova turma com número recorde de participantes

04.12.2015 às 17:37 - 0 Comentários
Programa chega a sua 10ª edição no Rio de Janeiro

A 10ª edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), no Rio de Janeiro, começou na última terça-feira (10) atraindo um quantitativo recorde de participantes. Foram 37 servidores, aptos ou próximos de atingir os requisitos para solicitar a aposentadoria, que estiveram presentes, no auditório da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Direh), para assistir ao primeiro dia de debates e reflexões sobre a aposentadoria. 
 
A expressiva procura pelo programa surpreendeu a equipe do Núcleo de Atenção Integral à Aposentadoria (Naia)/CST/Direh, que precisou fazer adequações na programação prevista para este encontro inicial. Durante toda a manhã, a equipe explicou como serão divididos os módulos temáticos e provocou os participantes a se apresentarem e tecerem comentários sobre suas trajetórias profissionais na Fiocruz e sobre suas expectativas em relação ao programa e à aposentadoria. Na parte da tarde, os inscritos receberam orientações sobre regimes de previdência e também sobre regras para Aposentadoria, este último com participação do chefe da Seção de Aposentadorias e Pensões da Fiocruz (Secap)/DARH/Direh, Sérgio Reis.

O programa acontecerá ao longo de quatro semanas sendo o último encontro em 3/12. Conceição Robaina, coordenadora do PPA, explicou que, ao contrário dos anos anteriores, houve apenas uma edição do programa no Campus de Manguinhos em 2015. Ela acredita que este novo formato será uma tendência para o futuro, tendo em vista que é objetivo do Naia realizar edições anuais nas unidades regionais, a exemplo do que já aconteceu em Pernambuco, em 2014, e Bahia, em 2015.

Participantes relatam expectativas

Mauritânia Forno, arquivista da Casa de Oswaldo Cruz (COC), conta que sua principal motivação para se inscrever no PPA foi a de esclarecer dúvidas sobre a legislação previdenciária. Com 21 anos de Fiocruz, a servidora diz que deverá se aposentar no final de 2016, caso não haja mudança na legislação. 
 
As mesmas dúvidas sobre a legislação são compartilhadas pelo colega Hamilton Eduardo Andre, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp). Ele conta que ficou sabendo do PPA por meio da amiga Delanuze de Oliveira, também da Ensp e participante desta 10ª edição. “Ela quase me obrigou a participar”, brinca Hamilton, que com 31 anos de serviço público e sete de Fiocruz, afirma ainda não ter certeza sobre a decisão de se aposentar.

aposentadoria, saúde do trabalhador, ppa

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa