Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Coordenação de Saúde do Trabalhador da Direh e profissionais do INI promovem ação conjunta

15.07.2015 às 11:55 - 0 Comentários
Consultoria adotou metodologia de trabalho similar à utilizada com profissionais do Cecal

Uma equipe multidisciplinar da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST)/Direh e profissionais do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) se reuniram na manhã da última segunda-feira (6) para a finalização de uma atividade iniciada em fevereiro deste ano e denominada “Trabalho com Saúde”. A iniciativa demandada pela gestão do INI estimulou a discussão e revisão de processos de trabalho na unidade hospitalar, contou com a participação dos trabalhadores envolvidos no treinamento e atendimento às suspeitas de ebola e desdobrou na criação de um Grupo de Trabalho (GT), composto por trabalhadores do próprio INI. O GT dará sequência às ações propostas nos encontros.

A metodologia desenvolvida consistiu basicamente na realização de grupos de conversas sobre os processos de trabalho de assistência da unidade, em especial em situações graves. Entre os meses de fevereiro e julho, quatorze encontros foram realizados. Neste décimo quarto, após organizarem as demandas levantadas pelos trabalhadores, os profissionais da CST/Direh apresentaram uma análise das discussões. Os temas foram divididos em cinco categorias: organização do trabalho; infraestrutura e condições de trabalho, comunicação interna, questões éticas e outros pontos específicos.

Durante a apresentação final, a equipe técnica da CST ainda demonstrou um panorama da saúde dos trabalhadores do INI, com base nos atendimentos e procedimentos realizados no Nust/CST/Direh. Além disso, a equipe falou sobre a importância da adesão aos exames periódicos, que estão sendo realizados na unidade, e trouxeram duas profissionais do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador para responderem a questionamentos sobre os laudos de insalubridade. Esses dois temas (periódicos e laudos de insalubridade no INI) também foram apontados como desdobramento dos encontros, além da necessidade de alinhamento de fluxo para atendimento e notificação de acidentes de trabalho entre as unidades.

Os trabalhadores envolvidos na ação destacam que o momento é oportuno para revisão dos processos de trabalho da unidade, uma vez que fluxos bem definidos e alinhados transmitem mais segurança, na visão dos próprios profissionais. Compuseram a equipe multidisciplinar da CST profissionais das equipes de Ergonomia, Psicologia, Núcleo de Avaliação de Situação de Saúde e da gestão do Nust e da CST. A primeira reunião do novo GT do INI ocorrerá no dia 14/7, para definição de propósitos, objetivos e formalização do grupo que dará sequência aos trabalhos.

Saúde do Trabalhador

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa