Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Alimentação na infância é tema de live da Creche Fiocruz no Instagram

12.09.2020 às 17:29 - 0 Comentários

Na tarde do dia 10/9 (quinta-feira), a Creche Fiocruz realizou sua quinta live no Instagram. O tema alimentação na educação infantil foi apresentado pela nutricionista da Creche, Márcia Toledo, com mediação de Flávia De Lamare, responsável pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP/Creche).  Durante uma hora de bate-papo, tempo limite disponibilizado pela plataforma, a dupla abordou diversos assuntos relativos à alimentação na infância, responderam a perguntas enviadas previamente e, por fim, interagiram com as cerca de 90 pessoas que acompanharam a atividade on-line.

Durante sua fala inicial, Marcia desenvolveu um roteiro que abrangeu a introdução e oferta alimentar em cada faixa etária acolhida pela creche, falou sobre a diferença entre seletividade alimentar – quando a criança passa a rejeitar muitos alimentos simultaneamente reduzindo suas opções de fontes de nutrientes – e preferência alimentar, quando simplesmente as crianças vão desenvolvendo seus gostos e selecionando aquilo que gostam de consumir, e a importância de distinguir as duas situações. Falou ainda sobre a adequação da quantidade de alimentos em cada etapa do crescimento e acerca dos desafios da manutenção de uma rotina alimentar adequada na pandemia.

Dentre algumas das muitas orientações profissionais fornecidas no decorrer da conversa, Márcia fez um destaque especial para a exposição de telas e uso de brinquedos no momento das refeições dos pequenos sobre algo a ser evitado. Segundo ela, a estratégia dificulta a percepção da criança daquilo que está consumindo – até para saber o que a criança gosta e não gosta – e pode gerar uma espécie de dependência que dificulte o momento das refeições em situações em que não haja oferta desses itens – como na própria Creche, onde as crianças se alimentam no refeitório sem esse tipo de estímulos-.

Outra orientação fornecida foi sobre aproveitar o tempo juntos, para aqueles que estão em home office, e cultivar memórias afetivas alimentares nas crianças. “Aproveitem esses momentos juntos e proponham atividades diferentes, como um almoço na varanda, um piquenique no quintal ou até mesmo na sala, o plantio de uma horta caseira, seguindo as orientações do livreto de quarentena (...)”, sugeriu, como forma de estimular o apreço das crianças pelo momento das refeições por meio de atividades lúdicas.

Por fim, a nutricionista ainda orientou os responsáveis pelas crianças a também se cuidarem melhor nesse período de distanciamento social, indicando a prática de atividades físicas e alimentação equilibrada, sugerindo o guia de alimentação e exercícios físicos da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) como uma das fontes a serem consultadas. Ao interagir com os participantes, Márcia também buscou acalmar a audiência: “não se cobrem excessivamente. Está difícil para todo mundo, uma hora vai passar, mas o importante é levar esse momento sem culpas”, aconselhou.

O Instagram da Creche Fiocruz foi criado exclusivamente no período da pandemia, com vistas a dinamizar a comunicação entre a creche e os pais das crianças, e o perfil fechado é restrito aos funcionários e responsáveis de crianças matriculadas em 2020.

 

creche fiocruz

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa