Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Evento de integração reúne cerca de sessenta estagiários na Fiocruz

22.08.2018 às 17:14 - 0 Comentários

Na manhã da última sexta-feira (17), o Programa de Estágio Curricular (PEC) realizou um evento de integração para os estagiários que ingressaram na Fiocruz a partir de julho de 2018, por meio do primeiro edital de seleção pública do ano. A ação reuniu estudantes de diversas áreas da instituição, incluindo estagiários de outros estados, que puderam acompanhar a transmissão via web conferência.

Os participantes foram recebidos com um café da manhã e depois assistiram a duas palestras ministradas pela chefe do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Cogepe, Andréa da Luz, e pela consultora do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Marcela Veras. Em sua fala, Andréa estimulou a participação dos presentes, questionando-os sobre seus locais de estágio e atividades que vêm desempenhando. A servidora contextualizou historicamente a instituição, destacando seu papel estratégico para o país no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.

Marcela apresentou questões importantes para os estagiários, baseada na Lei 11.788/08 (Lei do Estágio). Ela explicou a diferença entre estágio obrigatório e não-obrigatório, carga horária, recesso, auxílios e seguros. A representante do CIEE explicou ainda que estagiário não é mão de obra, mas sim alguém que aprende enquanto exerce a função, mostrando a importância de adquirir conhecimento com a experiência dos colegas e coordenadores. Por fim, Marcela falou sobre as vantagens que uma experiência de estágio pode trazer ao estudante que deseja se destacar positivamente no mercado de trabalho e deu dicas para uma atuação de sucesso.

Participantes comentam suas experiências

Os estagiários relataram as experiências que têm vivido até aqui durante o programa. É o caso de Sandralina Moura, 36 anos, estagiária de Farmanguinhos, que comemorou o fato de poder aprender com a vivencia em treinamento e desenvolvimento de gestão de pessoas. Matheus Henrique, do PROCC, disse desconhecer até então que havia aplicação para o que ele estava estudando e comentou que as pesquisas estão abrindo um novo mundo. Já a estudante de Psicologia Michele Mendite demonstrou grande satisfação com sua lotação. “Estou amando o setor em que estou estagiando no IFF, que é a saúde e brincar, onde posso proporcionar um momento de alegria para as crianças”.

Para fechar o evento, que contou com sorteio de brindes para os presentes, a coordenadora do PEC, Valéria Adriano, além de divulgar uma agenda de atividades prevista para o segundo semestre, falou sobre o objetivo de se fazer um programa de estágio com qualidade e que dialogue com a carreira do estudante por meio de palestras que contribuam para esse desenvolvimento profissional junto à instituição. Valeria destacou ainda que a participação nesses eventos serve para comprovação de carga horária em atividades extracurriculares, como é requerido em grande parte dos cursos, e ressaltou a importância na transparência que a Fiocruz tem no processo de seleção ao disponibilizar à população o acesso às vagas de estágio.

 

Estágio, PEC, integração

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa