Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Grupamento III, fase II, se despede da creche IFF com musical Os Saltimbancos

07.12.2017 às 12:24 - 0 Comentários "Nós gatos, já nascemos pobres. Porém, já nascemos livres. Senhor, senhora ou senhorio. Felino, não reconhecerás." Esse trecho de umas das músicas do Saltimbancos, cantado em coro pela plateia, marcou, durante a encenação da peça, junto com outros hits como Bicharada, A Galinha e o Jumento, a despedida do grupamento III, fase II, que encerra este ano sua trajetória na creche IFF. O evento ocorreu na última sexta-feira (24) e contou com a presença dos responsáveis.

As crianças se apresentaram junto com os professores e sob o comando do professor de teatro, Luiz Fernando de Souza. O musical infantil, inspirado no conto "Os músicos de Bremen", dos irmãos Grimm, emocionou o público, que apreciou, fotografou, filmou, riu e chorou de alegria. "Hoje viemos mostrar para vocês o que essas crianças já conseguem transmitir, através do corpo, da voz, da imaginação, do encontro com os adultos, o que elas já aprenderam da cultura e o que elas são capazes de dar de volta para a sociedade. Eles estão muito ansiosos, como se fossem artistas de verdade". Foi assim que Luiz Fernando de Souza realizou a abertura da peça.

O espetáculo narra as aventuras de quatro animais- cachorro, gata, jumento e galinha- que se sentem explorados pelos seus donos e resolvem fugir da cidade e tentar a sorte como músicos. Foi um dia de festa que, em quase nada lembrou uma despedida, mas a finalização de uma etapa feliz na vida das crianças. "O que estamos apresentando hoje é uma culminância de todo o trabalho que a gente desenvolve na creche, que é coordenado pelo professor de teatro, em parceria com os demais professores da creche, de modo que todos se envolvem", contou a pedagoga e assessora de direção da Creche, Késia de Almeida.

Pais também participaram com homenagem
Ao final da apresentação, a mãe de uma das crianças que está se despedindo da creche, Fabíola Kegele, exibiu um vídeo de 10 minutos com fotos das crianças do grupamento III, fase 2, juntas e "em momento creche". A ideia de fazer o vídeo surgiu dela e de seu esposo. "Resolvemos reunir fotos que nos foram disponibilizadas pela creche durante esse período em que nossos filhos estiveram matriculados aqui e também pedimos a cada responsável 20 fotos. Dessa forma, montamos o vídeo dessa etapa, na qual nossos filhos concluem hoje. Eles estão aqui desde os seis meses de idade. A ideia foi dar essa lembrança para a creche e para os pais, em forma de vídeo, que virou quase um curta-metragem", brincou a mãe de Gabriel, de 5 anos, Fabíola Kegele. Além do vídeo, Fabíola organizou, junto com os demais pais, duas confraternizações. "Estamos indo agora para um play de um edifício aqui perto confraternizar com as crianças. Também estamos programando um fim de semana em Itaipava com eles", contou.

As atividades na creche IFF em 2017 se encerram no dia 28 de dezembro. Até esse dia, as crianças do grupamento 3 fase 2 ainda frequentam a creche.

creche

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa