Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Palestra sobre Escola Sem Partido reúne educadores

24.11.2017 às 16:59 - 0 Comentários Na manhã da última terça-feira (21), a Creche Fiocruz reuniu cerca de 60 pessoas no auditório da Ensp para a palestra Escola Sem Partido: a Criminalização do Trabalho Pedagógico, que abordou os impactos de decisões políticas como essa no trabalho pedagógico. A atividade faz parte do projeto Conhecendo Melhor a Criança e marcou também o encerramento do curso de desenvolvimento profissional de educação Infantil da Fiocruz, que a Creche Fiocruz realiza em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

A professora da Escola Politécnica e especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública, doutora Marise Ramos, foi quem ministrou a palestra. "Esse evento é uma iniciativa fundamental por tematizar um assunto tão importante, que deve fazer parte da formação dos educadores infantis", contou. Ainda de acordo com Marise, esse é um tema que deve ser discutido não apenas nas unidades de Ensino da Fundação, mas na Fiocruz toda. "Isso também é uma questão de saúde pública, pois muitos professores estão adoecendo por causa dessa política ‘denuncista'. Esse movimento violento que apregoa neutralidade, mas não é, tem o intuito de impedir que a escola cumpra seu papel de formação humana em suas múltiplas questões", afirmou.

Dentre os presentes, estavam os alunos da turma de 2017 -maio a novembro- do Curso de Desenvolvimento Profissional em Educação Infantil da Fiocruz, que é voltado para profissionais que atuam em creches públicas, comunitárias e privadas. Ao final da palestra, os alunos apresentaram um vídeo de conclusão do curso, com a exibição de fotos.

A coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa da Creche Fiocruz e uma das coordenadoras do curso, Flávia de Lamare, acompanhou todo o evento e justificou a escolha do assunto ministrado na palestra. "É um tema que vem sendo discutido na área pelo atual momento político-social e falar sobre ele é muito importante para as famílias, alunos e comunidade Fiocruz como um todo" explicou. Para ela, o objetivo foi atingido, a palestra foi acessível e contribuiu no reconhecimento dos participantes como educadores que são. "A palestra veio com uma linguagem clara e de fácil acesso para todos, o que facilitou a apreensão das questões complexas que envolvem esse tema tão relevante", disse.

creche

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa