Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

PEC/Fiocruz participa da 3ª Feira de Oportunidades de Estágio e Emprego do IFRJ

29.09.2017 às 11:11 - 0 Comentários
O Programa de Estágio Curricular (PEC) da Fiocruz marcou presença na 3ª Feira de Oportunidades de Estágio e Emprego do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), que ocorreu no Campus do Maracanã, no período de 9 as 17 horas. Antes do fim da manhã, todas as 300 fichas de cadastro que foram levadas para serem entregues aos visitantes já haviam sido distribuídas e outras precisaram ser providenciadas para continuar atendendo aos estudantes, que não paravam de chegar. Mais de 500 pessoas foram atendidas no evento.

“A Fiocruz é uma instituição de excelência, reconhecida nacionalmente e internacionalmente. É referência na produção de medicamentos, tem um renomado laboratório farmacêutico e possui uma importante atuação nas áreas de pesquisa, tecnologia e saúde. Não tenho dúvidas de que poder estagiar nessa Fundação acrescentará muito ao meu currículo”, contou Vinícius Sousa, 20, que frequenta atualmente o curso de técnico em Farmácia, no IFRJ. Ele elogiou o atendimento no estande do PEC/Cogepe/Fiocruz durante a feira. “Achei as meninas com um carisma e uma jovialidade incrível. Foram muito dinâmicas e atenciosas conosco. Esclareceram todas as minhas dúvidas”, contou Souza, que visitou o estande acompanhado de mais dois amigos de sua turma.

O mesmo sentimento de apreço pela instituição foi partilhado pelo técnico em Segurança do Trabalho Alan Ricardo Lacerda, 59, que atualmente busca ampliar sua formação e cursa o segundo período de Gestão Ambiental, também no IFRJ. “A Fiocruz é um ícone, é referência em Saúde Pública e especialmente em minha área, pela questão do tratamento de efluentes, por exemplo. Seria uma honra estagiar lá e de alguma forma fazer parte dessa história”, relatou.

Ao chegarem no estande, os interessados foram recebidos pela colaboradora Soyanne Candido e pela estagiária Yasmin Maciel, ambas da equipe do PEC. “Estar aqui é democratizar o estágio. É dar oportunidade para pessoas que talvez nem soubessem que poderiam estagiar na Fiocruz. Eu me sinto muito feliz em poder ajudar essas pessoas, pois eu também cheguei na Fiocruz por meio de uma divulgação e, hoje, poder passar isso para outros poderem estagiar na Fundação, como eu, é incrível”, relatou Yasmim, que também disse sentir-se lisonjeada em participar da feira pela instituição. “É muito gratificante. Quando me perguntam se é bom estagiar na Fiocruz, eu explico pra eles que é uma oportunidade única, que é uma instituição que vai te dar muita oportunidade e vai contar muito no seu currículo”, contou. 

Os visitantes receberam panfletos informativos, cartões postais com imagens históricas de Oswaldo Cruz e da Fundação, revistas de Manguinhos (da edição 37, que conta sobre o legado do patrono da instituição) e canetas personalizadas. As representantes do PEC, na feira, forneceram aos presentes informações sobre como funciona o estágio obrigatório e o não obrigatório, como e onde se inscrever e sobre o programa de capacitação para o estágio. “Esse último foi bem recebido pelos interessados. Eles viram o programa de capacitação como uma boa oportunidade de crescimento profissional”, contou Soyanne. A colaboradora também informou que a maior procura foi pelo estágio obrigatório. 

O estande foi sucesso de público. Era comum aparecerem mais de 10 pessoas ao mesmo tempo buscando informações sobre como participar de seleções de estágio na Fiocruz. A maioria deles, segundo Soyanne, eram estudantes de cursos das unidades do IFRJ. Na ocasião, o PEC disponibilizou dois kits com livro, bloquinhos e canetas para sorteio, realizado pela organização da feira, durante o evento. 

A estudante do curso técnico em Química, Marcelly Perazoli, 17, descobriu no estande a oportunidade de ingressar como estagiária na Fiocruz. “Não sabia que a Fiocruz oferecia estágio, gosto muito da área de saúde e fiquei animada em ver a Fiocruz aqui”, disse.  

A 3ª Feira de Oportunidades de Estágio e Emprego do IFRJ contou com 20 estandes de diferentes instituições, contando com o da Fiocruz. Sistema Firjan, Fundação Mudes, CIEE, Bioderm, Cultura Inglesa, Grupo Quality e Marinha do Brasil estavam entre as instituições que, ao lado da Fiocruz, divulgaram suas oportunidades aos estudantes.
 

Oportunidades

Acesse a área de estágios obrigatórios  e não-obrigatórios do site e fique informado sobre as novas oportunidades. 

 


estágio

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa