Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Vânia Buchmüller

Vânia Buchmüller

A pedagoga Vânia Buchmüller, que completará em novembro 27 anos de atuação na Fiocruz, trabalha no Núcleo de Planejamento da COC. Nessa entrevista, destaca como o maior desafio profissional contribuir para a gestão da Fundação.

Em que é formada?
Sou formada em pedagogia, com pós-graduação em sistemas da qualidade e produtividade e mestre em gestão de ciência e tecnologia pela Ensp.

Há quanto tempo trabalha na Fiocruz?

Em novembro de 2009, farei 27 anos de Fiocruz.
      
Já atuou em outros departamentos ou unidades?
Entrei na Fiocruz em 1982, para atuar no Programa de Educação Continuada da Ensp. Em 1985, fui para a COC, onde estou até hoje.

Fale um pouco sobre a sua atuação no Núcleo de Planejamento da COC.
Iniciei na área de planejamento da COC em 2000. Desde então, acompanho a busca institucional para a implementação de um sistema de planejamento centrado em programas e ações finalísticas, possibilitando uma gestão orientada para resultados e com foco no monitoramento e avaliação. Em 2004, com a revisão do Plano Plaurianual do Governo Federal e a criação do PPA–Fiocruz, buscamos trabalhar com uma programação mais clara de nossos objetivos e metas. Isso proporciona uma programação orçamentária mais eficiente.

Qual é o principal desafio em seu trabalho?
Contribuir para a gestão da Fiocruz, para que ela possa cumprir com a sua missão.

Quais são as suas metas na Fiocruz?
Ingressar no doutorado na área de gestão.

Tem trabalhos científicos publicados?
Não.

Já fez algum curso de capacitação pela Fundação?

Vários. Cito algumas capacitações: Introdução à Gestão de Documentos, pela Associação dos Arquivistas Brasileiros; Planos de Carreira na Administração Pública e Dimensionamento da Força de Trabalho, pela Fiocruz; Formação de Facilitadores para a Avaliação da Gestão Pública, pelo Ministério da Saúde.
 
O que representa a Fiocruz para você?
Uma instituição com uma diversidade imensa que nos estimula a entendê-la e a vestir sua camisa. Tenho muito orgulho de estar na Fiocruz e de ser Fiocruz. Entrevista publicada em 16.03.2009 - Foto: Comunicação/Direh

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa