Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Vera Machado

Vera Machado

Desde 1995 na Fiocruz, Vera Machado trabalha no INCQS, unidade da Fiocruz que atua em áreas de ensino, de pesquisa e de tecnologias de laboratório relativas ao controle da qualidade de insumos, produtos, ambientes e serviços sujeitos à ação da Vigilância Sanitária.

Há quanto tempo está na Fiocruz?
Entrei na Fiocruz no final de 1995.

Qual sua formação?
Sou engenheira eletricista (especialidade em eletrônica).

Conte-nos um breve histórico de sua carreira profissional e atuação na Fundação.
Minha experiência anterior foi de 12 anos em manutenção de equipamentos de química analítica no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais/UFRJ. Em 1995, entrei na Fundação para montar um laboratório de metrologia capaz de atender à demanda dos laboratórios do INCQS nas áreas de Massa (calibração de balanças), Volume e Massa Específica e Temperatura. O Instituto estava no início da implantação de seu Sistema de Qualidade. A partir do trabalho conjunto com o Ricardo Yañez (desde o começo), o laboratório se desenvolveu e em 2004 foi acreditado, passando a fazer parte da Rede Brasileira de Calibração do Inmetro. Em 2005, deixei o trabalho no Laboratório de Metrologia para me dedicar ao Sistema da Qualidade (o INCQS também faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio do Inmetro – RBLE) e em março de 2008, assumi a Coordenação do Programa da Qualidade do INCQS.

O que é a Fiocruz para você?
Trabalhar na Fiocruz significou a possibilidade de lidar com a fronteira de diferentes áreas de conhecimento. O aprendizado com a metrologia física, da área de calibração, foi expandido para a metrologia química e biológica, ou seja, a aplicação de técnicas e conceitos matemáticos e estatísticos aos ensaios realizados nos laboratórios. Não posso deixar de mencionar que fui muito bem recebida no INCQS e que devo muito a todos aqueles que acreditaram no meu trabalho. Entrevista publicada em 16.06.2008 - Foto: Arquivo pessoal

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa