Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Antônio José Costa Cardoso

Antônio José Costa Cardoso

Doutor em Saúde Coletiva, Antônio José Cardoso organiza cursos e realiza assessoria especializada nessa área ao Ministério da Saúde, Anvisa e Hospital Universitário da Universidade de Brasília. Está desde 2002 na Fiocruz.

Qual sua formação?

Médico pela UFBA, com Mestrado em Saúde Comunitária e Doutorado em Saúde Coletiva, ambos titulados pelo ISC-UFBA.


E as atividades que exerce na Fiocruz Brasília?

Sou analista de planejamento e gestão, concursado de 2002, da Diretoria Regional de Brasília (Direb). Atualmente
estou coordenador de um grupo de pesquisa (Planejamento, gestão e qualidade em saúde). Estamos organizando cursos e realizando assessoria especializada nessa área ao Ministério da Saúde, Anvisa e Hospital Universitário da Universidade de Brasília.

Trabalhou em outras funções?

Estou há quase 6 anos na Fundação, e nesse período fiz de tudo um pouco aqui, desde o planejamento institucional da Unidade, passando pela coordenação de ensino e pesquisa, do programa de pós-graduação em saúde coletiva, até a sua ireção interina no ano passado, antes da posse de Fabíola Nunes.

O que é a Fiocruz para você?

A organização brasileira de saúde pública mais complexa que fomos capazes de desenvolver nesse país e que hoje
realiza a mais ampla variedade de atividades de apoio estratégico ao SUS.
Tenho orgulho de contribuir para essa missão. Mas a Fiocruz corresponde, para mim, às relações que fui capaz de construir nesses seis anos.

Alguma situação peculiar que viveu nesses anos de trabalho?

Foram muitas as situações peculiares. Vou destacar aqui uma situação pela sua importância: estamos coordenando a realização do Curso de Formação Básica para as carreiras de Analista e Especialista em Vigilância Sanitária da
Anvisa, formatado como um Curso de Especialização para 600 servidores desta agência reguladora distribuidos em doze turmas. Essa é uma parceria que muito nos orgulha e o curso é um marco para nossa unidade!

Qual a importância de sua Unidade no contexto Fiocruz?

A Direb é, hoje, uma unidade estratégica para a Fiocruz como um todo. Estamos construindo coletivamente a Fiocruz Brasília há muitos anos; hoje desenvolvemos projetos importantes de ensino, pesquisa e assessoria ao
SUS. A construção do Núcleo Federal de Ensino no campus da UnB, entretanto, define um horizonte bem mais abrangente para a Fiocruz em Brasília. Trata-se de um compromisso do Presidente da Fiocruz Paulo Buss e do Ministro José Gomes Temporão.


Entrevista publicada em 24.04.2008 - Foto: Comunicação/Direb

Comentários (2)

Tem alguma história, um depoimento sobre Antônio José Costa Cardoso? Cadastre-se e compartilhe! Se já for cadastrado faça o login.


Sem foto Renata Mafra Giffoniem 06.01.2012 às 23:52
N/A

Apesar do tempo de publicação desta entrevista, me atrevo a comentar. Conheci Antônio em Brasília, numa capacitação do Ministério da Saúde para implantação do SI - CTA. Antônio me encantou, com sua alegria, habilidade ditática, calor acolhedor, conhecimento e amor pelo que faz. Marcou profundamente minha vida profissional e pessoal. Consigo escutar sua voz, com sotaque bahiano e suas gargalahdas doces e contagiantes. Há algum tempo perdi seu contato, mas em nenhum momento deixei de desejar um bom ano e recordar das boas lembranças. Se alguém ler esta mensagem e tiver contato com ele por favor envie meu recado e pessa que dê notícias por favor. Renata Mafra Giffoni Belo Horizonte MG

Sem foto Renata Mafra Giffoniem 06.01.2012 às 23:55
N/A

Ops, peça, e não pessa! Abraço, Renata

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa