Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Ana Maria da Silva Carvalho

Ana Maria da Silva Carvalho

Bióloga que atua no Laboratório de Patologia e Biologia Molecular do Instituto Gonçalo Moniz, Unidade da Fundação na Bahia, Ana Maria Carvalho destaca como momento peculiar da sua carreira o desenvolvimento da dissertação de mestrado.

Qual sua formação?

Sou Bióloga(Licenciatura e Bacharel), com especialização em Virologia(UFRJ), mestranda em Patologia Humana - IGM/UFBA).

Há quantos anos na Fiocruz?

Estou na Fiocruz desde maio de 1983.

Quais as atividades que está envolvida?

Atuo no Laboratório de Patologia e Biologia Molecular, executando atividades em Imunohistoquímica, técnica complementar ao diagnóstico patológico a exemplo de marcadores tumorais.

O que desenvolve esse Laboratório?

A técnica imunohistoquímica vem sendo utilizada neste Instituto há vários anos, na identificação e estudo de patógenos biológicos bem como na pesquisa de citocinas no microambiente tecidual das lesões parasitárias. A partir de outubro de 2003, a implantação da imunohistoquímica no diagnóstico histogenético das neoplasias e do estudo de fatores prognósticos teciduais de algumas neoplasias significou um marco importante no nosso objetivo institucional de prestação de serviços de referência em anatomia patológica, levando benefícios imediatos para a nossa comunidade.

Que tipo de benefícios?

Realizamos colaborações com hospitais conveniados do Sistema Unificado de Saúde - SUS através de diagnóstico e definição histogenética de pacientes humanos portadores de câncer que necessitam de ter o diagnóstico histogenético das neoplasias feito de modo preciso para que o melhor tratamento possa ser instituído em tempo hábil para que os doentes venham a se beneficiar e terem as suas vidas salvas ou as suas sobrevidas aumentadas.

O que é a Fiocruz para você?

A Fiocruz é minha realização profissional, além de experenciar várias gestões como diretora da Associação dos Servidores da Fiocruz/BA.

Nos diga um momento peculiar de sua carreira.

É o desenvolvimento da minha dissertação do Mestrado.


Entrevista publicada em 16.04.2008 - Foto: Comunicação/IGM

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa