Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Gilberto Braga

Gilberto Braga

Farmanguinhos fabrica 66 tipos de medicamentos, e doa parte deles para Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, como também a Instituições Filantrópicas de cunho religioso e Social. Responsável pelo Marketing Social de Far, Gilberto Braga trabalha há 28 anos na Fiocruz.

Qual sua formação?
Relações Públicas, incompleto.

Há quantos anos trabalha na Fiocruz?
28 anos.

Qual sua trajetória na Fundação?
Já trabalhei em várias Unidades da Fiocruz: INCQS, Presidência, ENSP e agora FARMANGUINHOS.

Quais atividades exerce?
Marketing (institucional, comercial, social e político). Dentre muitas atividades que realizo no cotidiano, o Marketing Social é a mais comum. Sou responsável pela doação de medicamentos para Pessoas Jurídicas. Fui o elaborador no passado de regras para doação de medicamentos produzidos por Farmanguinhos, no intuito de não se estragarem, pois nosso medicamento só tem valor comercial quando possui mais de 6 meses de validade (estudo feito pela área comercial). Esses medicamentos são doados não só a Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, como também a Instituições Filantrópicas de cunho religioso e Social.

Quais as perspectivas dessa Unidade da Fiocruz frente aos desafios da saúde pública?
São promissoras e inúmeras, como o repasse da tecnologia da insulina, a fabricação de um medicamento inovador contra a malária, a colaboração com a África para instalação da primeira fábrica no continente africano de anti-retrovirais, entre outros.

O que é a Fiocruz para você?
Sinceramente, minha vida! Frequento a Fiocruz desde os 17 anos, porque minha mãe trabalhou aqui, e minha irmã até hoje trabalha no INCQS. Comecei no INCQS em 1981, como contínuo, servi café, limpei chão, passei por muitas coisas. Na visão filosófica a Fiocruz é uma paixão que nos faz chorar, sofrer, mas quando ela se transforma em amor, você vira um eterno refém desta paixão. Já ouvi de diversas pessoas de dentro e fora do Campus que eu não vestia a camisa, mas sim tinha o Castelo tatuado no peito. Hoje mais do que nunca acredito nisto.

Entrevista publicada em 20.03.2008 - Foto: Arquivo pessoal

Comentários (2)

Tem alguma história, um depoimento sobre Gilberto Braga? Cadastre-se e compartilhe! Se já for cadastrado faça o login.


Foto MARCO ANTONIO GOMES DA COSTA em 27.11.2008 às 12:17
FARMANGUINHOS

Todos os anos os colaboradores de Farmanguinhos recebem Kits de Natal ! Mas o que talvez alguns não saibam é que existem 68 colaboradores que trabalham nos serviços de Vigilância, Transportes e Jardinagem que não eram comtemplados com estes Kits e muito menos recebiam qualquer lembrança de Natal de suas Empresas. Este ano ao assumir a Chefia do DGI - Depto. de Gestão de Infraestrutura ( Manutenção Predial, Segurança Patrimonial, Vigilância, Zeladoria, Transportes, Limpeza e Jardinagem ) tentei fazer incursões junto as Empresas destes colaboradores que mostraram-se contrárias ao fornecimento de quaisquer tipo de presentes aos seus funcionários. Ainda assim não desistimos e solicitamos a ajuda do Sr. Silvio de Souza Moreira ( RH ) que também tentou sensibilizar estas Empresas, não conseguindo e sendo de certa forma tratado com certo descaso pelo assunto. Não tinhámos mais esperanças e então eis que quando menos esperamos surge aquela ALMA BOA ( daquelas que achamos não existir mais ), aquela pessoa que embora não tenha nada a ver com o problema ou a questão em si, se sensibiliza e tenta resolver conseguindo com que cada um destes colaboradores esquecidos receba um Chester ! Esta ALMA BOA tem nome e o mínimo que podemos fazer é expressar os agradecimentos deste Depto ( DGI ) e dizer : GILBERTO DA SILVA BRAGA que você continue sempre com este espírito empreendedor e de preocupação com o próximo porque se nós homens não sabemos valorizar pessoas como você, certamente DEUS saberá ! Um grande Natal para você amigo GILBERTO e um 2007 que lhe retribua o que você tem feito em prol dos menos favorecidos ! Abraços e Agradecimentos de toda a Equipe do DGI, Marco Antonio Gomes da Costa Ch. Deptº de Gestão de Infra-estrutura - DGI Vice Diretoria de Administração e Infra-estrutura - VDAI Farmanguinhos / CTM / FIOCRUZ marco@fiocruz.br ----------------------------------------------------------------------------- Av. Comandante Guaranys n°447 - Jacarepaguá Rio de Janeiro/RJ CEP 22775-610 Tel.: (21) 3348-5267 FAX: (21) 3348-5268 NEXTEL: 7823.0222 ID : 134*11026 ===========================================

Foto MARCO ANTONIO GOMES DA COSTA em 27.11.2008 às 12:19
FARMANGUINHOS

AGRADECIMENTO Todos os anos os colaboradores de Farmanguinhos recebem Kits de Natal ! Mas o que talvez alguns não saibam é que existem 68 colaboradores que trabalham nos serviços de Vigilância, Transportes e Jardinagem que não eram comtemplados com estes Kits e muito menos recebiam qualquer lembrança de Natal de suas Empresas. Este ano ao assumir a Chefia do DGI - Depto. de Gestão de Infraestrutura ( Manutenção Predial, Segurança Patrimonial, Vigilância, Zeladoria, Transportes, Limpeza e Jardinagem ) tentei fazer incursões junto as Empresas destes colaboradores que mostraram-se contrárias ao fornecimento de quaisquer tipo de presentes aos seus funcionários. Ainda assim não desistimos e solicitamos a ajuda do Sr. Silvio de Souza Moreira ( RH ) que também tentou sensibilizar estas Empresas, não conseguindo e sendo de certa forma tratado com certo descaso pelo assunto. Não tinhámos mais esperanças e então eis que quando menos esperamos surge aquela ALMA BOA ( daquelas que achamos não existir mais ), aquela pessoa que embora não tenha nada a ver com o problema ou a questão em si, se sensibiliza e tenta resolver conseguindo com que cada um destes colaboradores esquecidos receba um Chester ! Esta ALMA BOA tem nome e o mínimo que podemos fazer é expressar os agradecimentos deste Depto ( DGI ) e dizer : GILBERTO DA SILVA BRAGA que você continue sempre com este espírito empreendedor e de preocupação com o próximo porque se nós homens não sabemos valorizar pessoas como você, certamente DEUS saberá ! Um grande Natal para você amigo GILBERTO e um 2007 que lhe retribua o que você tem feito em prol dos menos favorecidos ! Abraços e Agradecimentos de toda a Equipe do DGI, Marco Antonio Gomes da Costa Ch. Deptº de Gestão de Infra-estrutura - DGI Vice Diretoria de Administração e Infra-estrutura - VDAI Farmanguinhos / CTM / FIOCRUZ marco@fiocruz.br ----------------------------------------------------------------------------- Av. Comandante Guaranys n°447 - Jacarepaguá Rio de Janeiro/RJ CEP 22775-610 Tel.: (21) 3348-5267 FAX: (21) 3348-5268 NEXTEL: 7823.0222 ID : 134*11026 ===========================================

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa