Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Roni Dias Vinhas

Roni Dias Vinhas

O Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - BA abriga cinco grandes pavilhões onde estão localizados os seus 11 laboratórios, um Núcleo de Epidemiologia e Bioestátistica, um Laboratório com Nível de Biossegurança III (Nb3), uma Unidade de Microscopia Eletrônica, uma Unidade de Histopatologia, um Biotério, uma Biblioteca e o seu Prédio administrativo e de ensino. Nessa Unidade trabalha Roni Dias Vinhas, engenheiro responsável pelo Serviço de Infra-estrutura e Logística.

Qual sua formação?

Sou graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em gerenciamento de obras pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães – Fiocruz - PE.

Quais atividades exerce na Fiocruz?

Sou responsável pelo Serviço de Infra-estrutura e Logística da Fiocruz-BA, que engloba principalmente as atividades de manutenção e acompanhamento de obras e serviços de engenharia. E também fiscal dos contratos de manutenção predial, elevadores, áreas de refrigeração, equipamentos de laboratório, telefonia, fornecimento de água, esgoto e energia elétrica.


Há quantos  trabalha na Fundação?

Cinco anos. Desde outubro de 2006 passei a ocupar a função de tecnologista, o que foi possível através do último concurso realizado em 2006. Desde 2002 tenho trabalhado principalmente com as atividades relacionados a parte de infra-estrutura e manutenção.


Sempre trabalhou na Bahia?

Sim. Nasci em Porto Seguro, cidade do interior da Bahia e cheguei em Salvador aos 16 anos para finalizar o ensino médio. Ingressei na universidade em 1997 e durante o período da graduação estagiei em empresas de engenharia nas áreas de projeto, obras e fiscalização. Em um período de férias cheguei a estagiar em uma obra em Porto Seguro, mas nunca trabalhei em empresa fora da Bahia.


Qual a importância dessa unidade da Fiocruz para a região?

A unidade da Bahia, assim como toda a Fiocruz, tem uma importância não só para o contexto regional, mas como para todo o país, desenvolvendo diversas ações na área biomédica, principalmente pesquisas e serviços de referência em saúde, além da formação de recursos humanos através de cursos de pós-graduação. Além do mais, diversos estudos são realizados para combater doenças infecciosas e parasitárias com grandes incidências na região.


O que é a Fiocruz para você?

É uma das instituições de saúde mais importantes do país que age de forma a melhorar as condições de vida da população do país, além de formar recursos humanos. É ainda o meu local de trabalho, onde pretendo desenvolver minha carreira profissional.

 
Cite algum acontecimento relevante na sua carreira.

Acredito que o acontecimento mais relevante foi a aprovação no concurso público. Porém, vale destacar ainda a realização do curso de mestrado em Saúde Pública e a participação no Congresso Interno realizado no ano de 2005, um evento onde os próprios servidores da Fiocruz se reuniram com objetivo de consolidar o Plano Quadrienal 2005-2008, que definiu as metas e diretrizes da instituição para o período.

Entrevista publicada em 26.12.2007 - Foto: Comunicação/CPQGM

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa