Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Márcia Correa e Castro

Márcia Correa e Castro

O Canal Saúde completa 13 anos no dia 12/12/07. O projeto que produz seis programas semanais voltados a diferentes públicos, é veiculado pelas frequências da Embratel e Amazon Sat e também pela Internet. Márcia Correa e Castro, que faz parte da história do Canal, acredita ser ele um excelente meio para ampliar a discussão sobre saúde.

Qual sua formação?
Jornalista.

Quais atividades exerce na Fiocruz?
Hoje atuo como gerente do projeto Canal Saúde. Ao lado do professor Arlindo Fábio, coordeno os processos de tomada de decisão no Canal Saúde e faço a gestão técnica, financeira e administrativa do projeto.
 
Há quantos anos na Fiocruz?
Há 13 anos na Fiocruz e há 11 anos no Canal Saúde.
 
Qual sua trajetória no Canal Saúde?
Entrei em outubro de 1996 como assessora de imprensa, e menos de dois meses depois virei produtora, responsável então por identificar e programar vídeos de acervo que fossem ao ar pela frequência da Embratel, com recepção em todo o Brasil por antena parabólica. No final de 1997, me descobriram repórter. A partir de 1999, passei a acumular a reportagem com a gerência de programação do Canal. (Nessa época deixamos de veicular só vídeos de acervo e já produzíamos seis programas semanais). Em 2001 assumia superintendência.
 
Qual a importância de um canal para saúde?
A saúde hoje precisa ampliar sua base social de sustentação. Aliás foi o comprometimento social, retratado na organização do movimento sanitário, que garantiu a criação do SUS há quase 18 anos. Se quisermos preservar o SUS e avançar em sua implantação é fundamental ampliar o debate sobre políticas públicas de saúde e comprometer o conjunto da sociedade com essa proposta. Nesse sentido um Canal de TV para a saúde vira uma necessidade. A televisão está em 96% das residências brasileiras e é um veículo de grande empatia junto à população. Então é um excelente meio para ampliar adiscussão sobre saúde.
 
O que esse canal representa para Fiocruz?
No meu entender o Canal é um dos melhores pontos de contato da Fiocruz com o cidadão comum, geralmente apartado das discussões sobre saúde e ciência e tecnologia.
 
Que tipo de programação produz o Canal?
O Canal produz 6 programas semanais voltados a diferentes públicos. A grade total inclui esses programas e mais outros três produzidos por parceiros. (Ex.: TV Pinel do Instituto Phillippe Pinel). A grade vai ao ar completa pelas frequências da Embratel e Amazon Sat (com recepção por antena parabólica comum) e também pela Internet (www.canalsaude.fiocruz.br), de segunda a sexta-feira das 12 às 14 horas. Isoladamente, programas do Canal Saúde são veiculados em diferentes horários em mais de 11 canais parceiros, como a TVE-RJ, NBR, Rede Minas e canais universitários e legislativos a cabo.
 
O que é a Fiocruz para você?
A Fiocruz é motivo de orgulho para mim. É um contingente enorme de pessoas que trabalham com vontade. É bom estar aqui e constatar que o serviço público funciona com qualidade, a despeito do que diz a mídia, a despeito da crença generalizada em nossa sociedade.
Entrevista publicada em 03.12.2007 - Foto: Comunicação/Direh

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa