Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Paulo Roberto Lagoeiro Jorge

Paulo Roberto Lagoeiro Jorge

O engenheiro civil Paulo Lagoeiro gerencia projetos de engenharia na Diretoria de Administração do Campus - Dirac, unidade da Fiocruz que abrange serviços de manutenção civil (jardinagem, limpeza, paisagismo, urbanismo) e de equipamentos, redes de dados e telefonia, energia elétrica, abastecimento de água, segurança ambiental, vigilância do campus, e outros mais. Como ele mesmo diz, como a Fiocruz iria funcionar sem esses serviços?

Que tipos de atividades exerce?

Sou Engenheiro Civil com Mestrado em Engenharia de Produção, e coordeno diversos profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo, instalações elétricas, telefonia e dados, mecânicas, hidro-sanitárias, estrutura, desenho industrial, paisagismo e orçamentistas para elaboração de Projetos de Engenharia.  

Na Fiocruz está há quanto tempo?

Trabalho no serviço público federal há 23 anos, e vim para Fiocruz remanejado de outro orgão público em 92, ou seja, há 15 anos.   

O que é a Fiocruz pra você?

É um Centro de excelência na área Biomédica de pesquisa e ensino e na produção de fármacos.  

Como você descreve a importância da sua Unidade para a Fiocruz?

A Dirac tem papel fundamental para o bom funcionamento da Fiocruz. Imagine se não tivesse energia, rede de telefone, rede de lógica, água, tratamento de esgoto, gases, ar-condicionado, exaustão, espaço físico adequado, segurança, telefonista, porteiro, manutenção etc! Como a Fiocruz e as suas pesquisas iriam funcionar? Muitas vezes as pessoas acendem uma luz, abrem um torneira, ligam um aparelho de ar-condicionado, ligam o computador, fazem uma ligação telefônica e não se preocupam como aqueles serviços estão funcionando. A Dirac é a unidade que proporciona isso tudo para todos da Fiocruz. Este é o papel da minha unidade: zelar pelo bem-estar de todos no Campus.  

Como é ser um engenheiro numa instituição de saúde? Tem alguma peculiaridade?

É muito diferente ser um engenheiro por exemplo na construção de um prédio. Além dos atributos normais da nossa profissão, temos que ter outros conhecimentos, como por exemplo Biossegurança. 

Entrevista publicada em 10.09.2007 - Foto: Comunicação/Direh

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa