Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Celina Santos Boga Marques Porto

Celina Santos Boga Marques Porto

Médica do Centro de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca — ENSP, unidade técnico-científica da Fiocruz que atua na capacitação e formação de recursos humanos, produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública, Celina Boga criou e coordena o Núcleo de DST/AIDS desse Centro, desde 1996. Incentiva práticas multiprofissionais e, principalmente, de educação e promoção da saúde, dentre elas algumas existentes até hoje: Bazar da Solidariedade; Oficina Artesanal; Associação de Mulheres e Amigos Moradores de Manguinhos.

Qual sua formação?

Sou médica, com residência em Medicina Geral e Comunitária e Mestrado em Vigilância em Saúde e Avaliação de Programas de Controle de Processos Endêmicos.

Trabalha há quanto tempo na Fiocruz? Em que área de pesquisa/atividade?

Trabalho na Fiocruz há 21 anos, entrei em 1986, particularmente na área de assistência de pediatria e HIV/Aids. Tenho tido experiências relacionadas ao ensino e pesquisa de modelos assistenciais.

A senhora é uma pessoa completamente comprometida com a comunidade. Criou e coordena o Núcleo de DST/AIDS do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria - CSEGSF. Quando começou este trabalho e como funciona?  

O trabalho com Aids começou em 1996, com a organização do Núcleo (constituído como equipe multiprofissional) e favorecido (na época) por uma bolsa de pesquisa da Fundação MacArthur (para desenvolvimento de um modelo assistencial para gestantes HIV+). É inegável a contribuição da saúde para a qualidade de vida das comunidades, e por isso, mais do que oferecer assistência clínica de qualidade, os serviços de saúde, particularmente os públicos, precisam rever sua atuação e potencializar outros setores da vida pública para verdadeiramente alterar as condições de vida. Com base nos princípios da Promoção da Saúde, em especial a reorientação dos serviços, o Núcleo de DST/AIDS vem esboçando algumas iniciativas dirigidas aos portadores de HIV no bairro de Manguinhos, relacionadas aos direitos, geração de renda, cidadania, prevenção.

A Fiocruz é...

A Fiocruz é uma grande casa. Temos condições de ousar nas idéias e investidas. Sinto-me privilegiada de fazer parte da instituição.

Qual importância desse centro de saúde da Ensp para saúde brasileira?

O CSEGSF tem, há cerca de 40 anos, responsabilidade sanitária por sua área adscrita e que representa hoje um universo de 45 mil habitantes. Em nível nacional estamos trabalhando para que o serviço possa se constituir numa referência para Atenção Básica. 

O que almeja para melhoria da saúde pública?

O que almejo para a Saúde Pública é que ela, antes de mais nada, continue 'pública', prestigiada (pois há muita coisa e gente boa) igualitária, justa e acessível. Que façamos o avanço da ciência estar disponível aos cidadãos.

Entrevista publicada em 03.09.2007 - Foto: Virgínia Damas/Ensp

Comentários (1)

Tem alguma história, um depoimento sobre Celina Santos Boga Marques Porto? Cadastre-se e compartilhe! Se já for cadastrado faça o login.


Sem foto em 13.12.2007 às 14:57

Tive o privilégio de trabalhar por um tempo com Celina no CSEGSF. Foi lá que a conheci e logo pude perceber que se tratava de uma profissional competente e, acima de tudo, uma pessoa generosa. Celina, um grande beijo prá vc. Liamara ( Psicóloga NUST/DIREH)

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa