Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Marcus Molinero

Marcus Molinero

Marcus Molinero faz parte de uma equipe que está 24 horas dos sete dias da semana atenta à manutenção e estabilidade da Rede Fiocruz, no ar há dez anos com uma infraestrutura que interliga as redes de dados das Unidades no campus de Manguinhos, RJ. Formada por equipamentos de comunicação e uma extensa malha de fibra óptica, a Rede Fiocruz constitui-se na principal via (“backbone” central) de escoamento de todo o tráfego interno e externo das várias redes (LANs) interligadas. Está vinculada à Diretoria de Administração do Campus (DIRAC).

Qual sua formação?

Sou formado em Informática e possuo vários cursos na área. Porém, acho que formação é algo que deve ser aprimorada constantemente. Sempre procuro me atualizar sobre as novas tecnologias e tendências da área.

Há quanto tempo na Fiocruz?

Trabalho há dois anos na Rede Fiocruz e tem sido uma excelente experiência trabalhar aqui.

Que função e atividades exerce?

Começei como técnico de suporte, hoje sou analista. Trabalho com toda a parte de servidores e serviços de rede. Costumo dizer que meu trabalho é igual ao de médico, pois cuido da "saúde e bem-estar" dos nossos serviços. Aqui não temos dia nem hora para atuar. Quando ocorre algum problema, seja a hora e o dia que for, nossa equipe está pronta para agir. É um trabalho bem abrangente e complexo.

Complexa e abrangente quer dizer...

Todos os dias, sigo algumas rotinas para verificar o andamento dos diversos serviços providos pela Rede Fiocruz. Trabalhamos também com muita pesquisa sobre como otimizar os serviços e oferecer soluções. Também soluciono diversos tipos de problemas que aparecem ao longo do dia.

O que é a Fiocruz para você?

Vejo a Fiocruz como uma das principais e mais importantes instituições que podem prover o crescimento e o bem-estar do nosso país. Acho fundamental não só prover saúde aos brasileiros, mas principalmente instruí-los e isso a Fiocruz faz muito bem através dos mestrados, cursos, etc.


Está fazendo algum curso atualmente?

Sim, atualmente estou cursando o Cisco Certified Network Administrator (CCNA), o que me ajudará a melhorar mais ainda o nível de qualidade técnica para atendimento dos serviços e demandas da Fiocruz.

Qual a importância da Rede Fiocruz para essa Instituição, num contexto mundial tão 'online'?

A Rede Fiocruz tem grande participação na definição de tecnologias e serviços a serem utilizados. Participamos muitas vezes nos processos de implementação e atualização tecnológica de outros setores, dando total apoio e suporte para solução de problemas. Em um contexto mundial tão 'online' é necessário também que se forneça uma conectividade contínua e segura.

Fale pelo menos de uma experiência positiva desse serviço.

Os setores que contam com nosso apoio tem suporte 24x7 (24 horas, 7 dias por semana).

Entrevista publicada em 20.08.2007 - Foto: Comunicação/Direh

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa