Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Vivian Soares de Farias

Vivian Soares de Farias

A Creche Fiocruz/Diretoria de Recursos Humanos atende a filhos e filhas de servidores e servidoras com idade variando entre 3 meses a 5 anos, e a educadora infantil Vivian Soares de Farias é uma das responsáveis pela tranquilidade de pais e mães. Com oito anos de casa, ela atualmente trabalha no berçário, e sente-se feliz por estar num espaço onde se respeita a diversidade.

Qual sua formação?

Sou formada em Letras - Português/Literatura. Fiz Curso Normal e Administração de Empresas.
 

Como entrou para a Creche Fiocruz?

Estou há oito anos na Fiocruz. Fui aluna do Curso de Educador de Creche (uma parceria da Creche Fiocruz e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio), e desde a primeira vez que visitei esse espaço sonhei em trabalhar aqui. Estagiei, fui auxiliar de educadora, e há três anos, passei a ocupar o cargo de educadora de turma. Nesse espaço fiz grandes amigos, amadureci e cresci profissionalmente. Sinto-me muito feliz em estar num espaço de educação no qual se respeitam as crianças, as famílias e sua diversidade.
 

Trabalha com crianças de que idade?
 

Atualmente trabalho no Berçário II, com crianças de 10 meses a um ano e seis meses.

É uma experiência enriquecedora trabalhar com as crianças...

Experimentamos diversas sensações quando trabalhamos com crianças. Mas não existe nada mais prazeroso do que vê-las crescer. Trabahei com uma turma sendo auxiliar no berçário, e quando fui promovida,  tive a oportunidade de estar com eles no Jardim, e foi aí que vi o quanto as crianças nos dão lições, a cada dia surgem perguntas que nem sempre temos respostas, por isso a busca constante que o educador precisa ter.

De onde veio sua vocação para trabalhar como educadora?

Já trabalhei no comércio, mas sempre soube que não era nisso que me especializaria. Era um meio de financiar meus estudos, para me formar em professora. Também trabalhei numa creche comunitária na adolescência, e assim surgiu o desejo de trabalhar com crianças.

Como vê o futuro dos educadores no Brasil?

Desejo que os educadores sejam respeitados e principalmente reconhecidos. Poder ter um filho e deixá-lo na Creche Fiocruz enquanto desenvolvo minha função também é meu desejo.

A Fiocruz é...

Um espaço no qual os profissionais desempenham funções tão diversas, mas que no fundo buscam os mesmos objetivos: Educação, Pesquisa e Saúde de qualidade para a população.
 

Como classifica a importância dessa creche para os servidores?

A Creche é de grande impotância para os trabalhadores, pois é bom saber que existe um espaço de qualidade onde podem deixar os filhos e irem trabalhar.

Entrevista publicada em 16.07.2007 - Foto: Ana Limp (CCS/Presidência)

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa