Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Débora Araújo Dias

Débora Araújo Dias

Na Fiocruz há 2 anos, recém formada em Química na UFRJ, Débora Araújo Dias atua no Serviço de Meio Ambiente de Farmanguinhos. Conheça um pouco mais sobre seu trabalho e sua história.

Qual a sua formação? 
Sou técnica em Química com habilitação em alimentos, fiz graduação na UFRJ em Química – Licenciatura, concluindo o curso no 1° semestre de 2009.

Há quanto tempo você trabalha aqui na Fiocruz? 
Trabalho na Fiocruz desde 25 de fevereiro de 2008.

Você sempre trabalhou em Farmanguinhos, ou já atuou em outras unidades? 
Sempre trabalhei em Farmanguinhos, mas tive a oportunidade de trabalhar em diferentes áreas.   

Fale um pouco sobre seu trabalho e as atividades que você desenvolve.   
Dentro do laboratório do Controle de Qualidade estive envolvida em análises para o setor de Validação Analítica e para o setor de Estabilidade de Medicamentos, atualmente, estou no Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (SMS). Trabalho especificamente no serviço de Meio Ambiente, cujas atividades são bastante diversificadas, associadas a: licenciamento ambiental, gerenciamento de resíduos, tratamento e análise do efluente industrial gerado pela fábrica. 

Quais os maiores desafios neste trabalho? 
Acredito que o maior desafio tanto neste, como em muitos outros trabalhos, é o estabelecimento de relações de parceria e colaboração intersetorial, é buscar o entendimento, mantendo a comunicação clara e contínua e, desta forma, mobilizar todas as ações em prol de um objetivo comum. 

E em relação a sua unidade como um todo, quais seriam os maiores desafios para Farmanguinhos nos próximos anos? 
Farmanguinhos tem como desafio pelos próximos anos, não apenas manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população, como também promover ainda mais o desenvolvimento industrial compatível com a preservação do meio ambiente, sendo referência também no segmento de gestão ambiental. 
 
Você tem alguma experiência marcante vivida na Fiocruz que gostaria de relatar? 
Posso dizer que toda minha vivência na Fiocruz e em Farmanguinhos, até então, tem se configurado como uma experiência marcante. Uma experiência traduzida em aprendizado que não se limita ao conhecimento técnico, mas sim, estende-se por vários âmbitos da minha vida.

O que é a Fiocruz para você?
A Fiocruz é uma instituição da qual me orgulho de fazer parte, porque além de ser referência na área de saúde pública é uma propulsora do conhecimento e potencial humano. A história desta instituição e o seu compromisso com a sociedade é o que torna o trabalho de todos os seus funcionários e colaboradores gratificante. A Fiocruz é estímulo para contribuir para um mundo melhor e isso faz com que eu me sinta uma profissional privilegiada. 
Entrevista publicada em 14.07.2010 - Foto: Arquivo Pessoal

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa