Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Eridan de Medeiros Coutinho

Eridan de Medeiros Coutinho

PhD em Patologia da Nutrição, e pesquisadora da Fiocruz há 32 anos, Eridan de Medeiros Coutinho atua na áreas de Desnutrição, Esquistossomose e Patologia no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, no Recife, unidade com uma missão importante no enfrentamento dos problemas sociosanitários nordestinos brasileiros.

Qual a sua trajetória na pesquisa?

Ingressei na Fiocruz em 1975, após reforma administrativa, mas fui admitida como funcionária (técnico de Pesquisa) no Instituto Aggeu Magalhães (depois chamado Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães e, atualmente, voltando à designação inicial, em 1 de janeiro de 1954. Portanto, ao Ministério de Saúde pertenço há 53 anos e à Fiocruz 32 anos. Sempre trabalhei no Instituto Aggeu Magalhães, desde meus tempos de estudante de medicina (1953).

A Fiocruz faz parte da sua vida...

É o meu segundo lar, desde o meu ingresso oficialmente no IAM (depois CPqAM) em 1954, e aqui trabalhando ininterruptamente desde então, 2/3 da minha vida se confundem com a história da própria Fiocruz.

Qual a contribuição do CPqAM para o desenvolvimento da pesquisa e sua população local?

A importância do CPqAM é inquestionável como formador de recursos humanos para a saúde, gerador e difusor de conhecimento sobre as grandes endemias regionais. A sua contribuição pode ser aferida através das publicações científicas que tornaram esta instituição reconhecida e respeitada no Brasil e no exterior. A Fiocruz é, sem dúvida, o maior pólo difusor de conhecimentos científicos produzidos por seus pesquisadores e técnicos e o maior celeiro de formação de recursos humanos de qualidade para a área de saude na região nordeste.

Entrevista publicada em 13.06.2007 - Foto: Comunicação/CPqAM

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa