Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Fátima Marques

Fátima Marques

Secretária do Diretor de Recursos Humanos, Juliano Lima, Fátima já trabalhou com o autal presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, na época vice-presidente de Desenvolvimento Institucional, participou da organização da secretaria da Direh e tem uma paixão declarada pela Fiocruz.

Há quanto tempo você está na Fiocruz?

Desde maio de 2004.

Qual a sua formação?

Sou formada em Administração de empresas.

Em quais setores/unidades você já trabalhou?

Quando entrei na Fiocruz fui ser secretária do então Vice-presidente de Desenvolvimento Institucional, Paulo Gadelha. Em outubro de 2005 eu vim para a Direh, para trabalhar como assistente administrativa na Secretaria Geral. Em 2009, quando o Juliano assumiu como Diretor de Recursos Humanos, ele me convidou para ser sua secretária, função que exerço atualmente.

Que atividades você desenvolve atualmente?

Eu cuido da recepção e emissão de correspondências, analiso processos antes de passa-los para o diretor, cuido da parte de materiais de consumo e do patrimônio da Direh. Além das funções normais de secretária, como cuidar da agenda do diretor, dos compromissos, atender telefonemas, entre outras. Eu sempre procuro filtrar os assuntos antes de passá-los ao Juliano, pois muitas coisas que recebemos na verdade não são para serem tratadas com ele.

Quais os maiores desafios neste trabalho?

As novas responsabilidades que eu tenho agora, como o controle de patrimônio e material. Mas eu tenho me sentido muito valorizada, pois o Juliano está investindo em mim como uma profissional de Recursos Humanos, não como uma simples secretária. Eu trabalhei por 21 anos com RH antes de entrar na Fiocruz, e o diretor procura valorizar e explorar essa minha experiência, me passando muita confiança e colocando muita credibilidade no meu trabalho.

Eu gosto muito de trabalhar com Recursos Humanos, fiquei feliz quando vim para a Direh e agora estou mais feliz ainda com minhas novas atribuições na diretoria. Eu brinco dizendo que o RH é como uma cachaça para mim!

Relate uma experiência marcante vivida nestes anos de trabalho na Fiocruz.

O que me marcou muito foi quando cheguei na Fiocruz, para ser secretária do Paulo Gadelha, o que para mim foi um choque. Eu fico impressionada como esses homens as vezes parecem máquinas, trabalhando o tempo inteiro. Meu telefone não parava, nem mesmo nos finais de semana, agendando reuniões, atendendo a solicitações, era uma correria sem fim.

Quando fui transferida para a Direh eu atuei na reorganização da Secretaria Geral. Todos os documentos passaram a ter sua movimentação registrada no SGA, criei o arquivo de correspondências e implantei o Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos, que passou a classificar todos os documentos para o Arquivo da Diretoria. Foi uma experiência importante para mim.

O que representa a Fiocruz para você?

Eu me sinto privilegiada como brasileira de poder conhecer a Fiocruz por dentro, o que ela representa para o país. Antes de entrar aqui você não tem idéia da grandeza desta instituição e da importância dela para a saúde deste país tão cheio de problemas. Foi muito bom conhecer o trabalho que é desenvolvido, a pesquisa, os institutos, as relações da Fundação com as comunidades do entorno, eu acho que a população deveria ser melhor informada sobre tudo o que se faz aqui dentro. Eu adoro a Fiocruz, estou sempre buscando conhecer cada vez mais, coleciono publicações sobre o trabalho e a história desta instituição. Acho que se no concurso caísse a história da Fiocruz eu me sairia muito bem.

Entrevista publicada em 06.01.2010 - Foto: Comunicação/Direh

Comentários (1)

Tem alguma história, um depoimento sobre Fátima Marques? Cadastre-se e compartilhe! Se já for cadastrado faça o login.


Foto Henrique Eldiniasem 08.01.2010 às 16:05
DIREH

É isso aí Fatinha! Sempre que você chuta é gol! bjs

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa