Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Cristina de Barros Silva

Cristina de Barros Silva

Cristina de Barros Silva atua no setor de Planejamento, Orçamento e Custos do Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos, onde está desde 2001.

Está há quanto tempo na Fiocruz?
Entrei para Farmanguinhos em novembro de 2001, onde Trabalhei 5 anos e 8 meses no Setor Financeiro como Analista Contábil Senior e a 2 anos estou no Setor de Planejamento, Orçamento e Custos.

Qual a sua formação?
Sou graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior, com Pós graduação em Administração Pública pelo Instituto Superior de Ensinos Pedagógicos (ISEP).

Já trabalhou em outras unidades?
Trabalhei apenas uma semana na Setorial Contábil (SECON) DIRAD com o Raposo.

Quais atividades executa na área de planejamento e custos?
Na verdade a área é de Planejamento, Orçamento e Custos, e eu trabalho na área de orçamento. Elaboro os Planos de Trabalho que são enviados a DIPLAN para cadastro no GESCON (Sistema do Fundo Nacional de Saúde), depois cadastro os memorandos e convênios referente a esse Planos no SIIG Convênios, acompanho a entrada do recursos orçamentários e sua execução e elaboro relatórios gerenciais.

Na sua opinião, quais são os maiores desafios para a sua unidade nos próximos anos?
Atualmente são muitos os desafios, mas acho que nossa unidade deve continuar a desenvolver cada vez mais medicamentos de forma a atender a população carente do nosso país e assim continuar cumprindo o seu papel social.
 
Que experiências marcantes em Farmanguinhos você destacaria?
Considero que tudo o que vivi aqui foi marcante e importante, mas acho que ter assumido a responsabilidade de conduzir o Setor de Planejamento em substituição a minha amiga e companheira de trabalho Priscila Reis até o seu retorno, quando da sua licença maternidade, foi a experiência mais marcante, pois exigiu de mim todo o meu empenho profissional com o pouco conhecimento que eu possuía na área, até então eram mais de vinte anos de trabalho somente na área contábil.

Quais são suas metas na Fiocruz?
Contribuir cada vez mais com a equipe Farmanguinhos através do meu trabalho e me empenhar ao máximo para fazer parte do quadro de funcionários da Fiocruz como servidor público.

O que representa a Fiocruz para você?
A Fiocruz é o lugar onde adquiri todo o meu conhecimento na área pública e que me fez crescer como pessoa e como profissional.

Entrevista publicada em 20.08.2009 - Foto: Comunicação/Farmanguinhos

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa