Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Wildeberg Cal Moreira

Wildeberg Cal Moreira

A Fiocruz possui um Centro de Criação de Animais de Laboratório - Cecal, onde se cria e mantém animais de laboratório para atender aos seus programas de pesquisa, de produção, de ensino e de controle da qualidade, prioritariamente, e também a outras Instituições. Nesse Centro também desenvolve-se atividades de controle da qualidade sanitária e genética animal, capacita-se recursos humanos, internos e externos, na área de bioterismo, e oferece-se treinamento e consultoria técnica. É lá, no Departamento de Produção Animal que trabalha, há cinco anos, Wildeberg Cal Moreira, médico veterinário.

O que você faz no Cecal?
Trabalho no Departamento de Produção Animal, com criação e manutenção de animais de médio e grande porte para a produção de sangue e derivados. É um trabalho bastante desafiador.
 

Por que você o considera tão desafiador? Cite alguma experiência peculiar pela qual já passou.
Embora nosso trabalho possa tender à rotina, a quase todo momento somos requisitados a realizar procedimentos para garantir a saúde e o bem estar dos animais, e há alguns meses tivemos que realizar uma cesariana em uma ovelha com gestação trigemelar, e graças à dedicação de toda a equipe do Pavilhão de Animais de Médio e Grande Porte, conseguimos sucesso na recuperação da mãe e de seus filhotes.
 

A Fiocruz é ...
Um local onde se concentra uma grande parcela do que se faz em ciência no Brasil, uma Instituição não só de grande importância histórica, bem como na saúde contemporânea da população brasileira.
 

Como você avalia a contribuição do Cecal para o desenvolvimento da pesquisa em saúde pública?
A avaliação é certamente positiva pelas importantes contribuições da Unidade para os programas de pesquisa, de desenvolvimento e de controle de qualidade de fármacos e imunobiológicos que envolvam, em alguma etapa, o uso de animais de laboratório com qualidade.

Entrevista publicada em 21.05.2007 - Foto: Gutemberg Brito (IOC)

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa