GAIS

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Últimas notícias

Fiocruz: Governo autoriza nomeação de parte dos concursados

E-mail Imprimir PDF

Foi publicada na edição do dia 29 de julho de 2011 do Diário Oficial da União a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para nomeação de 447 novos servidores, dentre os 850 aprovados no concurso realizado em 2010. Conforme previsão inicial, estes cargos serão ocupados de forma escalonada, sendo 382 nos próximos meses, a partir desta data de publicação, e outros 65 a partir de outubro. Mediante a portaria de autorização do MPOG, contendo quantitativo por cargo, o Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz irá definir alguns critérios e prioridades institucionais. A Fundação pretende concluir toda essa etapa de nomeações até o fim de 2011.

De posse da autorização com distribuição de vagas e de acordo com os acertos estabelecidos junto ao CD, a Diretoria de Recursos Humanos (Direh) divulgará amplamente o cronograma oficial de convocações, logo que o mesmo for definido. Os aprovados serão contatados via e-mail e telegrama, o que reforça a importância de se manterem atualizados os dados cadastrais e que seja efetuado o preenchimento de todos os formulários na área específica do Guia de Admissão e Integração dos Servidores (“Meu Gais”).
 
À medida que organiza o ingresso de seus novos funcionários, a Fiocruz seguirá pleiteando a liberação das outras 403 vagas. A previsão inicial é que elas sejam autorizadas no primeiro semestre de 2012.

Tão logo obtenha novas orientações a Direh tornará a emitir comunicados por seus meios oficiais. Confira aqui a Portaria 259 de 28 de julho de 2011, contendo a autorização.

 

Nomeações devem ser autorizadas em breve

E-mail Imprimir PDF

No final da última semana, o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, foi informado pela Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), de que nos próximos dias deverá ser publicada uma primeira autorização para nomeação dos aprovados no concurso público iniciado em 2010.

Segundo esta informação, a prioridade do MPOG seria a autorização de vagas para substituição de terceirizados. A Diretoria de Recursos Humanos (Direh) apurou na última segunda-feira (11/7) que a portaria está em fase de elaboração no âmbito do Departamento de Modernização Institucional da Seges/MPOG e que deve contemplar parte dos aprovados para as vagas de substituição de terceirizados, a serem chamados em 2011.

A Presidência da Fiocruz mantém negociações junto ao MPOG para autorização das demais vagas, ainda que para o próximo ano. Após publicação da autorização, a Fiocruz divulgará calendário para a posse, em uma perspectiva escalonada, até o final do ano.

O apontamento das nomeações vai ao encontro da expectativa da Fundação, de que haveria um retorno neste mês de julho, dadas as ações conjuntas realizadas pela Presidência da instituição nesse sentido.

Última atualização em Qua, 13 de Julho de 2011 17:10
 

Fiocruz se reunirá com Ministérios do Planejamento e da Saúde nesta semana

E-mail Imprimir PDF

O vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, e o diretor de Recursos Humanos da Fiocruz, Juliano Lima, irão a Brasília nesta quarta-feira (16/2), para se reunirem com representantes dos Ministérios do Planejamento e da Saúde. A viagem à Capital Federal terá como objetivos negociar a retomada da discussão sobre ajustes no plano de carreiras da Fundação e tratar a continuidade do atual concurso público, diante das últimas medidas anunciadas pelo Governo.

Na ocasião, além de apresentar ao MS as razões pelas quais a Fiocruz necessita que seu processo seletivo siga normalmente no decorrer deste ano, a direção da Fundação se reunirá com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), Duvanier Paiva, e com a diretora de Relações de Trabalho do MPOG Marcela Tapajós.

Nesta reunião, a Fiocruz insistirá na urgência de retomada das negociações referentes à estruturação de carreira, com base no memorial assinado em dezembro pela Presidência da Fundação, Asfoc-SN e MPOG. Tal documento firmou pontos de consenso entre as partes com relação a ajustes que vão ao encontro do pleito dos servidores da Fiocruz.

Documento ratificará necessidade das vagas


Conforme vem sendo divulgado desde a última quarta-feira (9/2), o Governo Federal anunciou cortes de 50 bilhões de reais no orçamento público, incluindo, a princípio, contenção de gastos com concursos e admissões. Até o momento a Fiocruz não foi notificada sobre qualquer interferência em seu processo seletivo, que se encontra em andamento, para ingresso de 850 novos funcionários. Sendo assim, ainda não é possível prever se a decisão impactará na Fundação e quais seriam as proporções.

Contudo, como forma de antecipação e visando assegurar o andamento do atual processo, a Direh tem realizado um estudo analítico acerca da força de trabalho da Fiocruz, demonstrando a importância dessas admissões de forma imediata, conforme o planejado. O documento será entregue à Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (MS), durante a reunião de quarta-feira.

Concurso 2010: três cargos já estão com resultados definidos


Ainda com relação ao concurso de 2010, as 850 vagas que serão preenchidas foram distribuídas em seis cargos e publicadas em cinco editais. Destes editais, os de Técnico em Saúde Pública e Assistente Técnico de Gestão em Saúde (edital 1) e o de Analista de Gestão em Saúde (edital 2) já foram homologados. Grande parte dos cargos de Tecnologista em Saúde Pública (edital 3) também já foi finalizada, com exceção dos perfis que tiveram reaplicação de provas ou realização de mais etapas, como as áreas de Educação Profissional e de Comunicação Social.

Os demais candidatos, que concorrem aos cargos de Pesquisador em Saúde Pública e Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (editais 4 e 5), já iniciaram a fase de defesa de memorial e têm a conclusão do processo prevista para março de 2011. Confira todas as informações referentes ao concurso no Portal Fiocruz ou no site da organizadora.

Reprodução do site da Direh. Publicada em 15/2/2011
Última atualização em Qua, 13 de Julho de 2011 17:08
 

Fiocruz prepara guia eletrônico para interação com novos concursados

E-mail Imprimir PDF

Conforme já anunciado, a Diretoria de Recursos Humanos da Fiocruz (Direh) vem desenvolvendo uma página com ferramentas e orientações para os candidatos aprovados no último concurso público da instituição, realizado em 2010. O Serviço chamado de Guia de Admissão e Integração dos Servidores (Gais) já foi utilizado durante o concurso de 2006 e vem sendo reformulado.

A previsão inicial para disponibilização da página seria na primeira quinzena de junho, mas este prazo precisou ser prorrogado em mais alguns dias, visando exclusivamente à qualidade e integridade das informações. Conforme a nova programação o lançamento deverá ocorrer até o fim deste mês.

Recentemente, a Fiocruz recebeu da organizadora do concurso (FGV) a base com dados dos candidatos e com isso já vem avançando também na elaboração da segunda etapa do sistema. O Gais terá duas áreas que serão lançadas separadamente. A primeira é mais informacional e será acessível a todos os interessados. A outra área será exclusiva aos 850 candidatos aprovados nos cargos disponíveis no concurso e exigirá senha de acesso. A referida senha será enviada por e-mail aos selecionados.

A área restrita, intitulada “Meu Gais”, será utilizada nas demais etapas do concurso e viabilizará a consulta de data agendada para realização de exame admissional, marcação de posse e acesso a uma série de outras informações. Nesse espaço, o candidato deverá, obrigatoriamente, manter seu cadastro atualizado a fim de ser contatado para as próximas fases. Os aprovados deverão, ainda, preencher um currículo no sistema.

Com a implantação destes serviços, a Direh espera estreitar cada vez mais a relação com os concursados, auxiliando-os neste processo de seleção pública para ingresso na instituição. A Fiocruz segue aguardando um retorno do MPOG sobre a proposta de escalonamento, para dar início às nomeações dos aprovados.

Em caso de dúvidas, envie uma mensagem para o Fale Conosco do Portal Fiocruz aqui ou ligue para o serviço de atendimento Direh Atende: (21) 3836-2747 ou 3836-2084

Origem do Gais

O Gais foi criado em 2006, por conta do processo de seleção pública realizada naquele ano para o ingresso de mil novos funcionários. O sistema foi uma importante ferramenta para integração dos servidores e será reativado, em uma nova versão, para o ingresso dos concursados aprovados em 2010. Informaremos os próximos passos.

Última atualização em Qua, 13 de Julho de 2011 17:09
 


Página 9 de 9