GAIS

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Últimas notícias

Fiocruz publica nomeação de mais 128 concursados

E-mail Imprimir PDF

Destaque para mais de cem analistas do Rio de Janeiro, que farão Especialização

Na edição desta quinta-feira (3/11) do Diário Oficial da União (DOU), as Portarias nº 778 e 779/2011 nomearam mais 128 servidores aprovados no último concurso público da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O principal destaque é a nomeação de 106 Analistas, sendo 103 para o Rio de Janeiro, que foram publicados na Portaria 779. Os outros três analistas, assim como três assistentes, são da Fiocruz de Minas Gerais (Centro de Pesquisas Renné Rachou) e foram nomeados na outra Portaria. Além destes cargos, a Portaria 778 listou, ainda, outros 14 Tecnologistas e cinco Técnicos. Agora já são 393 nomeados de um total de 447 vagas autorizadas pelo Ministério do Planejamento neste primeiro momento.

Conforme já vinha sendo informado, o texto da publicação dos 103 Analistas com lotação no Rio de Janeiro ratifica que o prazo para tomada de posse desses concursados varia de 3 a 11 de novembro, uma vez que no dia 16/11 será iniciado o curso de Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia, o qual todos os aprovados no cargo prestarão. Na ocasião, a Presidência da Fiocruz receberá os novos servidores e serão dadas orientações gerais acerca do curso. Os materiais serão disponibilizados em breve aos 103 novos servidores. Os demais analistas do Rio de Janeiro que seguem concluindo a fase de exames periódicos serão nomeados em seguida.

Nas unidades regionais, o curso começa em março de 2012. Para tanto, está sendo desenvolvida uma plataforma de Educação a Distância (EAD) que dará suporte à realização doas aulas na modalidade semipresencial, combinando momentos presenciais com atividades de EAD. A estrutura e conteúdo do Curso seguem o mesmo padrão do ofertado aos servidores do Rio de Janeiro. Todos os analistas que ingressarem na segunda etapa do escalonamento também cursarão a especialização.

A Fiocruz promoverá, também, eventos de integração entre servidores de outros cargos ainda no decorrer deste ano e no início do ano que vem. Até o momento, já foram nomeados 132 técnicos, 110 analistas, 96 tecnologistas, 53 assistentes e dois pesquisadores. Os interessados no processo seletivo devem se manter informados sobre todos os passos do certame no Guia de Admissão e Integração do Servidor (Gais) e atualizar suas informações na área restrita aos aprovados (“Meu Gais”) .

 

Mudança de feriado altera datas para nomeação de Analistas do Rio de Janeiro

E-mail Imprimir PDF

 

Analistas poderão tomar posse a partir de quinta feira (3/11)

Em virtude da mudança da data do Dia do Servidor Público de 28/10 para 14/11, o período para tomada de posse dos aprovados no cargo de Analista de Gestão em Saúde, com lotação no Rio de Janeiro, mudou. A nomeação no Diário Oficial da União, que ocorreria no dia 4/11, foi antecipada para o dia 3 do mesmo mês (quinta-feira), quando os candidatos já poderão iniciar a posse. Este período se estenderá até 11/11, uma vez que, conforme já anunciado, a data de início do curso de Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde permanecerá sendo 16/11 (quarta-feira após os feriados). Nesse dia, os novos analistas serão recepcionados pelo presidente da Fiocruz.

Os cadernos com conteúdo dos temas que serão estudados ao longo do curso estarão disponíveis em breve. Os demais aprovados para o mesmo cargo que não irão atuar no Rio de Janeiro serão nomeados em sequência.  Os últimos concursados para os cargos de nível médio (Assistente e Técnico) já estão em fase final de nomeação, enquanto os Tecnologistas seguem realizando as demais etapas da seleção e também já começaram a tomar posse.

Sobre o curso de especialização

A capacitação, que faz parte do Programa de Qualificação da Gestão e Desenvolvimento Gerencial da Fiocruz, será coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), em conjunto com outras unidades. Ao serem empossados, todos os analistas ficarão lotados na Diretoria de Recursos Humanos (Direh) até a conclusão do curso, que além de formá-los para atuação em diversas áreas da Fundação definirá a lotação de cada um, de acordo com o perfil das unidades e competências individuais identificadas ao longo da qualificação.

O curso ocorre já durante o efetivo exercício. Portanto, consta como atividade funcional dos novos servidores e também como elemento de avaliação de estágio probatório. A iniciativa de capacitar os analistas antes de seu ingresso na instituição, além de desenvolver competências genéricas na área da gestão, tem como principais objetivos: fornecer uma visão ampla sobre a Fiocruz e seus eixos de atuação, possibilitar contato com as várias unidades da instituição, conhecendo sua cultura, e identificar e desenvolver talentos para ocupar funções estratégicas.

A especialização se dará em duas fases: primeiramente de forma intensiva, no período de 16/11/2011 a 23/01/2012 (com interrupção das atividades no período das festas de fim de ano), e depois com encontros mais esporádicos, entre 1º/2 e 29/6 de 2012, quando os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) deverão ser desenvolvidos.

Analistas das unidades localizadas fora do Rio de Janeiro iniciam curso em março

Para os servidores que tomarão posse em 2011 nas unidades de Belo Horizonte/MG, Salvador/BA, Recife/PE, Manaus/AM e Brasília/DF, o Curso de Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde inicia em março. Para tanto, está sendo desenvolvida uma plataforma de Educação a Distância (EAD) que dará suporte à realização do curso na modalidade semipresencial, combinando momentos presenciais com atividades de EAD. A estrutura e conteúdo do Curso segue o mesmo padrão do ofertado aos servidores do Rio de Janeiro.

 

Última atualização em Seg, 14 de Novembro de 2011 13:08
 

Quase 90% dos concursados para vagas de nível intermediário já foram nomeados

E-mail Imprimir PDF

Fiocruz segue pleiteando autorização para preenchimento das outras 403 vagas

As nomeações dos aprovados no último concurso da Fiocruz seguem ocorrendo conforme o programado. Na edição de 5 de outubro de 2011 do Diário Oficial da União (DOU), a Portaria Nº 678  trouxe a relação de oito novos candidatos aptos para a posse dentro de um prazo de 30 dias a partir da publicação. Dos novos nomeados, dois são para o cargo de Assistente Técnico de Gestão e seis para Técnico em Saúde Pública.

Desde o dia 26/9, 189 concursados já foram nomeados nesses dois cargos, o que representa quase 90% das 212 vagas autorizadas no edital 1 . Agora restam concluir o processo seletivo 14 aprovados no cargo de Técnico e nove Assistentes. Os concursados para as vagas já autorizadas de Analista de Gestão em Saúde e Tecnologista em Saúde Pública estão realizando a etapa de exames médicos admissionais, que antecede a nomeação.

Em relação aos outros 403 aprovados, conforme número inicial de vagas, que não foram incluídos nesta primeira etapa, a Fiocruz informa que segue em negociação com o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) para que a autorização ocorra o mais rápido possível. O tema, inclusive, voltará a ser pautado em uma reunião que a Fundação terá com o MPOG no dia 11/10 para tratar questões estruturais internas.

Entretanto, apesar dos constantes esforços da instituição, a sinalização do Ministério é que a autorização seja emitida apenas a partir de março de 2012. Nesse sentido, a Fiocruz encaminhará nos próximos dias a solicitação de prorrogação do concurso, a fim de viabilizar a admissão de todos os aprovados de forma organizada. A Fundação pretende nomear e empossar todos os aprovados no máximo até junho de 2012.

Direh esclarece aspectos sobre curso de especialização para analistas e processo nas regionais

Conforme anunciado oficialmente no dia 4/10, a Fiocruz fornecerá um curso de especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde aos novos analistas. Em decorrência de algumas dúvidas recebidas pelo canal de atendimento da Diretoria de RH, o Direh Atende, foi identificada a necessidade de novos esclarecimentos acerca da qualificação.

Os 105 concursados para unidades do Rio de Janeiro que serão empossados este ano ingressarão em uma das três turmas que serão abertas simultaneamente no dia 16/11 (veja o Cronograma de Atividades – item 8 – no caderno do curso ). Cada turma terá 35 alunos. Ao finalizarem a etapa de exames médicos, os candidatos das unidades situadas em outros estados serão nomeados, empossados e entrarão em efetivo exercício. Isso ocorrerá ainda este ano e a partir de março de 2012 esses servidores iniciarão o curso em formato semipresencial.

Durante a especialização nas regionais, os analistas terão atividades presenciais em suas próprias unidades e no Rio de Janeiro, além de realizarem atividades à distância na forma tutorial. Para os demais candidatos deste cargo, que ingressarão na próxima etapa de convocações, os moldes do curso serão os mesmos, havendo apenas ajuste de cronogramas, conforme data da autorização do MPOG.

Os candidatos dos cargos de Assistente, Técnico e Analista das unidades regionais, cujas vagas já foram autorizadas, também estão realizando a fase de exames admissionais. Cabe ressaltar que após a nomeação a posse desses servidores ocorrerá em suas respectivas unidades.

Confira essa e outras notícias na página da Diretoria de Recursos Humanos (Direh).

 

Primeiros Tecnologistas são nomeados

E-mail Imprimir PDF

Fiocruz Bahia também já pode dar posse a três novos servidores

Nos últimos dias, as Portarias Nº 691 e 712, publicadas no Diário Oficial da União em 13 e 19/10, respectivamente, nomearam mais 32 novos servidores da Fiocruz. A distribuição desses aprovados ocorreu da seguinte forma: 20 tecnologistas; sete técnicos; três assistentes e dois pesquisadores. Os novos funcionários juntam-se aos outros 189 profissionais que já tinham sido nomeados e agora somam 221 novos servidores aptos ao ingresso na Fundação. Outras 226 vagas ainda deverão ser preenchidas até o fim do ano.

As principais novidades ficaram por conta das primeiras nomeações para os cargos de Tecnologista e Pesquisador em Saúde Pública e, também, dos primeiros candidatos de fora do Rio de Janeiro (três técnicos no perfil de Histologia para a Fiocruz Bahia). Os cargos de nível intermediário, que abriram 212 vagas, estão concluindo as nomeações (restam sete vagas de Técnico em Saúde Pública e outras seis de Assistente Técnico de Gestão em Saúde a serem preenchidas). Clique aqui e aqui para ver as novas Portarias.

Além dos 149 técnicos e 63 assistentes, neste ano serão chamados 120 analistas, 110 tecnologistas e cinco pesquisadores. O único cargo, dentre os autorizados, para o qual não houve nomeação até o momento é o de Analista de Gestão em Saúde. Isso porque, conforme vem sendo noticiado, todos serão nomeados juntos no dia 4/11 e deverão tomar posse até o dia 14 do mesmo mês, uma vez que no dia 16/11 começa o curso de especialização para o cargo, com abertura simultânea de três turmas.

Relembre como foi a autorização para ingresso dos novos servidores

No dia 29 de julho de 2011, após intensa mobilização da Fiocruz, o Ministério do Planejamento autorizou a admissão de 447 novos servidores, dentre os 850 aprovados no concurso realizado em 2010. Desde então, a Diretoria de Recursos Humanos (Direh) tem gerenciado todo o processo para o andamento das demais etapas da seleção com vistas ao ingresso gradativo desses novos funcionários até o fim do ano e segue pleiteando a liberação das outras 403 vagas o quanto antes.

Confira a matéria na íntegra no site da Direh/Fiocruz.

Última atualização em Seg, 14 de Novembro de 2011 13:08
 

Analistas serão empossados até 14 de novembro

E-mail Imprimir PDF

Após a publicação das nomeações no Diário Oficial da União, que ocorrerá no dia 4/11, os aprovados no último concurso da Fiocruz para o cargo de Analista de Gestão em Saúde tomarão posse no período entre 4 e 14 de novembro. Isso porque o curso de formação profissional voltado para este público será iniciado no dia 16 do mesmo mês, quando está agendada a recepção de boas vindas por parte da Presidência da Fiocruz e será apresentada a metodologia do curso. A iniciativa será voltada exclusivamente para os novos servidores que concorreram a vagas para o Rio de Janeiro.

A capacitação, que faz parte do Programa de Qualificação da Gestão e Desenvolvimento Gerencial da Fiocruz, será coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), em conjunto com outras unidades, e constituirá aos aprovados o grau de especialistas em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde. Ao serem empossados, todos os analistas ficarão lotados na Diretoria de Recursos Humanos (Direh) até a conclusão do curso, que além de formá-los para atuação em diversas áreas da Fundação definirá a lotação de cada um, de acordo com o perfil das unidades e competências individuais identificadas ao longo da qualificação.

O curso ocorre já durante o efetivo exercício. Portanto, consta como atividade funcional dos novos servidores e também como elemento de avaliação de estágio probatório. A iniciativa de capacitar os analistas antes de seu ingresso na instituição, além de desenvolver competências genéricas na área da gestão, tem como principais objetivos: fornecer uma visão ampla sobre a Fiocruz e seus eixos de atuação, possibilitar contato com as várias unidades da instituição, conhecendo sua cultura, e identificar e desenvolver talentos para ocupar funções estratégicas.

A especialização ocorrerá em duas fases: primeiramente de forma intensiva, no período de 16/11/2011 a 23/01/2012, e depois com encontros mais esporádicos, entre 1º/2 e 29/6 de 2012, quando os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) deverão ser desenvolvidos. Clique aqui e confira o caderno do curso, com todas as informações acerca do mesmo. A partir da segunda quinzena de outubro, os conteúdos e demais detalhes de cada Unidade de Aprendizagem serão disponibilizados.

Analistas das unidades localizadas fora do Rio de Janeiro iniciam curso em março

Para os servidores que tomarão posse em 2011 nas unidades de Belo Horizonte/MG, Salvador/BA, Recife/PE, Manaus/AM e Brasília/DF, o Curso de Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde inicia em março. Para tanto, está sendo desenvolvida uma plataforma de Educação a Distância (EAD) que dará suporte à realização do curso na modalidade semi-presencial, combinando momentos presenciais com atividades de EAD. A estrutura e conteúdo do Curso segue o mesmo padrão do ofertado aos servidores do Rio de Janeiro.


Analistas e Tecnologistas já iniciaram fase de Exames Médicos

Os futuros analistas começaram a realizar os exames médicos admissionais no dia 26/9. Os aprovados no cargo de Tecnologista em Saúde Pública também começam a ser chamados para esta etapa no início de outubro, seguidos pelos pesquisadores. O Governo autorizou a nomeação de 120 Analistas, 110 Tecnologistas e 5 Pesquisadores em 2011. As demais vagas aprovadas serão preenchidas posteriormente.

Até o fim de setembro, 181 aprovados em cargos de nível intermediário já foram empossados, sendo 52 assistentes e 129 técnicos.

Última atualização em Seg, 14 de Novembro de 2011 13:09
 


Página 7 de 9