GAIS

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Últimas notícias

Fiocruz consegue autorização para nomear mais 272 concursados

E-mail Imprimir PDF

Conforme já vinha sendo noticiado, as mobilizações da Fiocruz junto ao MPOG deram resultado e na edição de hoje (26/4) do Diário Oficial da União foi publicada a Portaria Nº 175/2012, com autorização para nomeação de mais 272 aprovados no último concurso público da Fundação. A atuação do Ministério da Saúde nas negociações foi outro fator que colaborou muito para esta permissão ainda no primeiro semestre. Os novos postos serão preenchidos da seguinte forma: 137 analistas de Gestão em Saúde Pública, 116 tecnologistas em Saúde Pública e 19 especialistas em Saúde Pública. As vagas são destinadas a substituição de terceirizados, com exceção dos especialistas.

Mediante a autorização, a comissão do concurso se reunirá nesta sexta-feira (27) para pactuar o trâmite do novo processo com vistas a concluir todas as etapas e empossar os novos aprovados o quanto antes. A convocação para a etapa de exames médicos será iniciada em maio e a expectativa da Diretoria de Recursos Humanos (Direh) é que todas as nomeações e posses ocorram até o fim de junho. Os concursados serão convocados via telegrama e e-mail cadastrados no sistema “Meu Gais”, o que reforça a importância do preenchimento e manutenção dos dados na plataforma.

Após conclusão da fase de exames clínicos, os candidatos aptos serão nomeados e poderão agendar a posse para o efetivo ingresso no quadro funcional da Fiocruz. No caso dos analistas, o esquema de admissão será diferenciado em virtude do curso de especialização destinado ao cargo no ato do ingresso.

De posse da autorização e conforme acertos estabelecidos pela comissão do concurso e Conselho Deliberativo da Fiocruz, a Direh divulgará em breve o cronograma oficial das novas convocações e definições de perfis a serem contemplados. Acompanhe novas orientações sobre o concurso nesta página e no site da Direh: www.direh.fiocruz.br

À medida que organiza o ingresso de seus novos funcionários, a Fiocruz seguirá pleiteando a liberação das outras 131 vagas (91 pesquisadores e 40 tecnologistas) para criação de novos postos e reposição de quadro de servidores ativos. A nova autorização deverá ocorrer no segundo semestre de 2012. Em 2011, cerca de 450 novos servidores ingressaram na Fiocruz.

 

Fiocruz solicita nova autorização para nomear concursados

E-mail Imprimir PDF

Nos dias 11 e 12 de abril, a Presidência da Fiocruz, representada pelo vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, e pelo diretor de Recursos Humanos, Juliano Lima, esteve em Brasília para tratar de concurso público e outras pautas estruturantes para a Fundação. A expectativa é que a autorização para preenchimento das demais vagas destinadas à substituição de terceirizados seja publicada ainda neste mês.

Já no primeiro dia de negociações na Capital Federal, a admissão dos demais aprovados em 2010 foi pautada pela Fiocruz junto à Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Até o momento quase 450 servidores já foram empossados, restando ainda cerca de outras 400 nomeações para completar o preenchimento das 850 vagas abertas no último processo seletivo. Dentre aqueles que ocuparão cargos hoje preenchidos por terceirizados, que devem constar na próxima autorização, estão 272 concursados, divididos da seguinte forma: 137 analistas, 116 tecnologistas e 19 especialistas.

Segundo o diretor do Departamento de Planejamento das Estruturas e da Força de Trabalho, Antônio Amaral, que representou a Seges/MPOG na reunião, a portaria que autoriza o preenchimento das próximas vagas encontra-se no gabinete da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, aguardando apenas uma assinatura para prosseguir. A tendência é de que a publicação ocorra nos próximos dias, já que até a data da reunião não houve objeção ao documento.

Os demais aprovados para novos postos e reposição de quadro de servidores ativos (91 pesquisadores e 40 tecnologistas), devem ser nomeados no próximo semestre. A Presidência segue intensificando o pleito para que todas as convocações sejam autorizadas o quanto antes, dada a necessidade da instituição de aquisição de pessoal.

No dia 12/4, foram publicados os editais de prorrogação do concurso em mais um ano para pesquisadores e especialistas. Todos os demais cargos já tiveram sua validade estendida pelo mesmo período, até 2013.

Última atualização em Qua, 18 de Abril de 2012 22:15
 

Direh se mobiliza pela convocação de restante dos concursados

E-mail Imprimir PDF

Durante o dia 11/1 (quarta-feira), a Presidência da Fiocruz, representada pelo vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, e pelo diretor de Recursos Humanos, Juliano Lima, esteve em Brasília e dentre as várias questões estruturantes para a Fundação que foram negociadas com o governo Federal, destacou-se a solicitação de autorização para que os novos 403 aprovados em seu último concurso sejam convocados, além do pedido de reformulação nas regras para realização de novas seleções públicas.

A reunião sobre o concurso ocorreu com a secretária adjunta da Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Marilene Ferrari. Na ocasião, a Fiocruz informou já ter nomeado praticamente todos os 447 servidores aprovados no concurso de 2010, conforme a Portaria 259/2011, e pleiteou autorização para convocar os outros 403 aprovados para ingresso na Fundação.

A representante da Seges alegou, entretanto, que em função da programação orçamentária do Governo a expectativa é que a nova autorização ocorra somente a partir de julho deste ano. Ao ouvir a previsão, a Presidência de imediato solicitou uma antecipação deste prazo e a Secretaria aceitou revê-lo, sinalizando a possibilidade de liberação de parte das vagas até março. A prioridade será dada ao cargo de Especialista e vagas para substituição de terceirizados. A Fiocruz seguirá mobilizada e realizando as articulações necessárias para que possa contar com seus novos servidores o quanto antes.

Ainda sobre a admissão de novos servidores, a Presidência cobrou, também, respostas acerca da solicitação feita em setembro passado para mudanças na forma de realização de seus concursos, como a não obrigatoriedade de autorização do MPOG para promover seleções nos casos de vacância. Na prática, isso significa que dentro do seu quadro de vagas existentes a Fiocruz teria autonomia para concursar novos servidores sempre que houvesse uma aposentadoria, por exemplo, o que permitiria a realização regular de concursos de menor dimensão.

Medida semelhante à pleiteada pela Fundação já é adotada nas Universidades Federais e além de citar o precedente para sustentar sua solicitação, a Fiocruz elaborou um estudo de sua força de trabalho fortalecendo a necessidade de reposições mais dinâmicas de seu quadro de funcionários, de modo que processos essenciais da instituição não sejam interrompidos por falta de mão de obra especializada.

 

Concurso: Validade para cargo de Analista também é estendida

E-mail Imprimir PDF

Foi prorrogada até 26 de janeiro de 2013 a validade do concurso Público da Fiocruz, para os perfis do cargo de Analista de Gestão em Saúde. A extensão foi publicada na edição de 13 de janeiro de 2012 do Diário Oficial da União, pelo Edital de prorrogação nº 76.

Em dezembro de 2011, o concurso já havia sido prorrogado para os cargos de nível intermediário (Assistentes e Técnicos). Os cargos de Tecnologista, Pesquisador e Especialista também deverão ter suas validades prorrogadas pelo período de um ano, conforme for se aproximando o prazo final de suas respectivas homologações.

A Fiocruz segue em negociações com o Governo para que seja autorizado o quanto antes o preenchimento das outras 403 vagas referentes ao último concurso público, que a instituição ainda tem direito.

 

Fiocruz prorroga validade de seu concurso

E-mail Imprimir PDF

A Fundação Oswaldo Cruz iniciou a prorrogação de seu último concurso público, aberto em 2010. O Edital nº 74 do Diário Oficial da União de 19/12/2011, publicou a extensão do prazo de validade da seleção para os cargos de nível intermediário (Técnico e Assistente) em um ano, a contar do dia 5 de janeiro de 2012. Os demais cargos de nível superior também serão prorrogados pelo mesmo período, conforme for se aproximando o prazo final de suas respectivas homologações.

Na mesma edição do DOU de 19/12 foi publicada, ainda, a Portaria n° 915/2011 , contendo a nomeação de cinco novos aprovados no concurso 2010 (um assistente, um técnico e três tecnologistas) e posteriormente, em 21/12, a Portaria nº 917/2011 nomeou mais um técnico e outro tecnologista, chegando a um total de 437 nomeações.

Confira o quantitativo de candidatos nomeados por cargo até 21 de dezembro de 2011:

Analista de Gestão em Saúde - 114
Assistente Técnico de Gestão em Saúde - 63
Pesquisador em Saúde Publica - 5
Técnico em Saúde Publica - 147
Tecnologista em Saúde Publica - 108

Última atualização em Qua, 21 de Dezembro de 2011 20:53
 


Página 6 de 9