GAIS

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Últimas notícias

Fiocruz segue pleiteando autorização para preenchimento de últimas vagas do concurso 2010

E-mail Imprimir PDF

Vice-Presidente de Gestão e diretor de RH vão a Brasília em busca de respostas

Conforme informações fornecidas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), a Fiocruz aguardou até o último dia 31 de outubro pela publicação de portaria com autorização das 131 vagas remanescentes do concurso Fiocruz 2010. Como a previsão não foi cumprida e a Fundação tampouco obteve retorno quanto aos motivos da não publicação, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, e o diretor de Recursos Humanos da instituição, Juliano Lima, foram a Brasília nesta terça-feira (6/11).

Na agenda dos dirigentes, além de outras atividades na Capital Federal, está pautada uma nova solicitação de brevidade na autorização junto ao Ministério. Na véspera da ida a Brasília, no dia 5/11, o diretor de RH recebeu representantes dos candidatos aprovados e dos excedentes para uma reunião.  Um novo encontro está marcado para o 7/11 (quarta-feira), quando serão apresentados os resultados da viagem.

A Diretoria de Recursos Humanos informará novos acontecimentos e reforça, por fim, que a Presidência da Fiocruz segue empenhada em viabilizar a autorização o quanto antes e que pretende dar posse a todos ainda em 2012. Com vistas a agilizar o processo de nomeação e posse, enquanto o governo não publica a permissão, os aprovados que estão na fila podem providenciar os exames laboratoriais necessários à admissão.

Confira, aqui mesmo na página do Gais, os procedimentos para realização da fase de exames médicos.

Última atualização em Ter, 06 de Novembro de 2012 18:38
 

MPOG autoriza Fiocruz a admitir novos servidores por decorrência de vacâncias

E-mail Imprimir PDF

O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou a nomeação de parte das 21 vagas que a Fiocruz tem direito por conta de vacâncias e exonerações. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União de 24/10/2012, por meio da portaria nº 514/MPOG.
 
Todavia, a distribuição por cargo das 11 vagas constantes do anexo da portaria não condiz com a relação enviada pela Fiocruz. A Diretoria de Recursos Humanos (Direh) solicitou a retificação e aguarda nova publicação com correção dos números para ampla divulgação e início dos trâmites admissionais.
 
As novas vagas serão preenchidas por candidatos aprovados no último concurso público da instituição para os respectivos cargos e perfis cujos postos foram gerados. Cabe frisar, porém, que as demais 131 vagas reservadas ao último escalonamento do concurso seguem no aguardo da autorização específica do MPOG.

 

Concurso Fiocruz: Mais de cem aprovados são nomeados de uma só vez

E-mail Imprimir PDF

Analistas que atuarão no Rio cursarão especialização e precisam tomar posse até o dia 27/7

No último dia 16 de julho (segunda-feira), mais 122 concursados para a Fiocruz foram nomeados pela portaria nº 648/2012 para tomar posse. Destes, 113 são candidatos aprovados para o cargo de Analista de Gestão em Saúde, com lotação para o Rio de Janeiro, cargo para o qual os ingressos passam por um curso de especialização já a partir do dia 30 deste mês. Por conta do cronograma do curso, os aprovados no cargo terão até o dia 27/7 para serem empossados.
 
Os demais autorizados à posse pela mesma portaria são outros cinco analistas e três tecnologistas que atuarão na Fiocruz de Minas Gerais e um tecnologista para o Rio de Janeiro. Agora os servidores nomeados pelo último concurso da Fundação já somam 703. Restam 17 vagas a serem preenchidas para que se complete o número de 272 admitidos, autorizados pelo Governo nesta segunda etapa do processo.
 
A Diretoria de Recursos Humanos da Fiocruz segue atuando junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para que as 130 vagas restantes  sejam liberadas o quanto antes.

 

Fiocruz já preencheu as vagas destinadas a substituição de terceirizados e nomeou mais de 150 excedentes

E-mail Imprimir PDF

Instituição aguarda aval do MPOG para convocar últimos aprovados


A edição on line do último dia 31 de agosto da Folha Dirigida publicou nota da Fiocruz sobre andamento das convocações referentes ao último concurso público da instituição, realizado em 2010. O texto esclarece que as 700 vagas destinadas pelo governo exclusivamente para substituição de terceirizados já foram ocupadas e que as nomeações para as demais vagas, oriundas da criação de novos cargos, aguardam aval do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Confira a íntegra da nota:


"A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esclarece que todas as 700 vagas autorizadas em seu último concurso público com a finalidade de substituição de terceirizados já foram preenchidas. As 131 vagas remanescentes, que aguardam aval do MPOG para nomeação, são relativas à criação de novos postos, não tendo, portanto, relação com vagas ocupadas por terceirizados.


Outro dado importante é que dos 707 candidatos nomeados até o momento 157 eram excedentes, classificados além do número de vagas disponíveis em perfis para os quais houve desistências ou eliminações pelo não cumprimento de requisitos para a posse.


Cabe lembrar que, conforme Termo de Ajuste de Conduta (TAC), a negociação entre Fiocruz e governo para abertura dessas 850 vagas compreende dois grandes eixos estratégicos. São eles: a substituição de parte dos terceirizados (700) e criação de novas vagas, por conta de ampliação da instituição, surgimento de novas demandas e reposição de parte de postos vagos por fatores como: aposentadoria, exoneração e falecimento de servidores (150).


A Fiocruz reforça, ainda, que vem realizando a convocação dos candidatos aprovados conforme autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que dividiu o processo em três etapas. Das 719 vagas autorizadas até então, 12 estão em fase final de tramitação e as demais foram preenchidas.


O escalonamento do MPOG foi feito da seguinte maneira: aprovação de 447 vagas em julho de 2011, 272 em abril de 2012 e outras 131 (sendo 91 especialistas e 40 tecnologistas), que seguem no aguardo da última autorização. A expectativa é que até o fim deste ano todos os novos cargos estejam ocupados."

 

Direh se reúne com concursados e divulga cronograma para analistas que atuarão no Rio de Janeiro

E-mail Imprimir PDF

Posse deverá ser agendada entre 16 e 27 de julho

A Diretoria de Recursos Humanos (Direh) da Fiocruz convidou os candidatos aprovados para os diversos perfis do cargo de Analista de Gestão em Saúde no Rio de Janeiro para uma reunião em sua sede, em Manguinhos, no último dia 26 de junho (terça-feira). Na ocasião, o diretor de RH, Juliano Lima, divulgou o cronograma para o cargo e outros membros da direção esclareceram dúvidas acerca de procedimentos da posse. A iniciativa já havia sido realizada com concursados dos demais cargos no dia 21 de maio deste ano e auxilia na agilização do processo, já que os candidatos chegam mais orientados no dia agendado.


Segundo o diretor de RH, a nomeação dos analistas que serão lotados na capital fluminense ocorrerá no dia 16 de julho e eles terão até o dia 27 do mesmo mês para tomar posse. Isso porque o curso de especialização destinado aos novos funcionários do cargo terá sua aula inaugural no dia 30. Conforme explicado no encontro, a especialização já faz parte do efetivo exercício e deverá ser cursada em horário integral, das 8 às 17 horas.


Os cerca de 80 candidatos que atenderam ao convite e compareceram puderam conhecer um pouco mais a instituição, lembrar a documentação necessária para a posse e receber as primeiras orientações sobre a especialização, além de saber mais sobre acúmulo de cargos públicos. “O único cargo público que poderá ser acumulado pelos analistas da Fiocruz é o de professor, com carga horária de 20 horas”, ressaltou Tibério de Moura, chefe do Serviço de Legislação e Análise de Processos da Direh e um dos componentes da comissão responsável pela posse.


A especialização, que faz parte do Programa de Qualificação da Gestão e Desenvolvimento Gerencial da Fiocruz, abrirá sua segunda turma e segue sendo coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) em conjunto com outras unidades. Ao término da capacitação os aprovados serão certificados com o grau de especialistas em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde.

 

Curso auxiliará na definição da lotação


A chefe do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Andréa da Luz, explicou que após a posse, os analistas ficarão lotados provisoriamente na Direh até a conclusão do curso, que além de formá-los para atuação em diversas áreas da Fundação definirá a lotação definitiva de cada um. Essa divisão se dará de acordo com o perfil das unidades e competências individuais identificadas ao longo da qualificação.


O curso já consta como atividade funcional dos novos servidores e também como elemento de avaliação de estágio probatório. A iniciativa de capacitar os analistas antes de seu ingresso na instituição, além de desenvolver competências genéricas na área da gestão, tem como principais objetivos: fornecer uma visão ampla sobre a Fiocruz e seus eixos de atuação, possibilitar contato com as várias unidades da instituição, conhecendo sua cultura, e identificar e desenvolver talentos para ocupar funções estratégicas.

 

Momento presencial e fase de dispersão


Seguindo o modelo já aplicado aos analistas ingressos no ano passado, a especialização ocorrerá em duas fases: primeiramente de forma intensiva, em aproximadamente dois meses, e depois com encontros mais esporádicos até o fim do ano, quando os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) deverão ser desenvolvidos.  O cronograma completo do curso deverá ser disponibilizado no ato da posse, juntamente com plano quadrienal e relatório de gestão da Fundação.


O caderno do curso, contendo todas as informações acerca do mesmo, e também os conteúdos e demais detalhes de cada Unidade de Aprendizagem serão entregues na aula inaugural (30/7).

 

Novas Portarias de Nomeação


No mesmo dia da palestra, o Diário Oficial da União (DOU) publicou uma nova portaria (nº 591) com nomeação de mais 16 concursados, sendo 10 analistas de unidades regionais (fora do Rio de Janeiro) e seis tecnologistas.


No último dia 18 de junho, foram nomeados outros 22 novos servidores, sendo um para o cargo de Especialista, 19 tecnologistas e os dois primeiros analistas (esses para a unidade da Fiocruz em Recife). Agora já são 133 nomeados nessa nova fase de admissão, quase metade dos 272 autorizados.

 

 


Página 4 de 9