GAIS

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Últimas notícias

Portarias nomeiam 38 novos servidores do último grupo de concursados

E-mail Imprimir PDF

Após um longo período aguardando a autorização do governo, os primeiros concursados do último grupo de aprovados para a Fiocruz começaram a tomar posse nesta semana. Duas recentes portarias, publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nos dias 10 e 11 de dezembro, nomearam 31 pesquisadores, seis tecnologistas e um especialista para a Fiocruz (Acesse as portarias aqui e aqui ). Com o preenchimento dessas 38 vagas, restarão menos de cem para completar as 850.

A partir de agora, os nomeados agendarão a posse em até 30 dias a contar da data de publicação e os demais aprovados seguem sendo convocados para a realização dos exames médicos e ficam no aguardo de novas nomeações. A expectativa é que até o fim do ano todos estejam aptos a serem empossados.

Confira os procedimentos para realização da fase de exames médicos aqui e saiba os demais trâmites e informações no guia eletrônico de admissão e integração dos servidores (Gais).

 

Fiocruz é autorizada a convocar último grupo de concursados aprovados em 2010

E-mail Imprimir PDF
MPOG publicou portaria autorizando nomeação das 131 vagas que faltavam para 850

Foi publicada na edição desta sexta-feira (30/11) do Diário Oficial da União a portaria nº 583/2012 com autorização para convocação dos 131 candidatos aprovados no último concurso da Fiocruz. Agora o preenchimento de todas as 850 vagas criadas na ocasião já está oficialmente autorizado. Os 91 pesquisadores e 40 tecnologistas que aguardavam a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) começarão a ser convocados para a fase de exames médicos já na primeira semana de dezembro e darão prosseguimento aos trâmites da seleção pública.


A liberação das últimas vagas do concurso para nomeação ainda em 2012 é fruto de esforços intensos da Presidência e da Diretoria de Recursos Humanos (Direh) que vinham negociando a autorização junto ao MPOG. O vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, esteve em Brasília no dia da assinatura da autorização (29/11). Como já tinha essa expectativa e vinha se preparando para agilizar o processo, a Direh poderá iniciar a convocação dos aprovados já na primeira semana de dezembro, conforme contato que será feito via telegrama e e-mail cadastrado no Guia de Admissão e Integração do Servidor (‘Meu Gais ’).


A Presidência da Fiocruz segue mobilizada e volta a concentrar esforços na solicitação para a convocação de pelo menos parte dos excedentes, conforme disponibilidade orçamentária do governo no atual exercício. Na manhã desta sexta-feira, o diretor de RH, Juliano Lima, volta a receber representantes de grupos dos aprovados, cuja nomeação agora já está autorizada, e dos candidatos aprovados na condição de excedentes para informar sobre a atual situação e próximos passos.


Com a autorização das 131 vagas a Fiocruz concluirá o preenchimento dos 850 postos abertos por meio do concurso público iniciado em 2010.

 

Últimas nomeações podem ser autorizadas em novembro

E-mail Imprimir PDF

 

Em reunião com comissão de aprovados, Diretoria de Recursos Humanos da Fiocruz afirma que segue negociando com Ministério do Planejamento

Em reunião realizada com representantes dos aprovados e excedentes no concurso 2010, na manhã da última quarta-feira (7/11), na Fiocruz, o diretor de RH, Juliano Lima, disse que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) sinalizou com a probabilidade de publicar a portaria liberando as 131 nomeações restantes até o dia 19 de novembro. 

“Há uma possibilidade relativamente concreta de serem chamados este ano”, afirmou o diretor. Juliano, no entanto, disse também que apesar de manter a perspectiva, “não ficaria surpreso com uma nova frustração” no que diz respeito à publicação. O diretor comunicou ao grupo que a Direh já vem se organizando para realizar os exames médicos admissionais e dar posse aos futuros servidores tão logo ocorra a autorização.

Excedentes podem ser reduzidos

Juliano comentou com a comissão dos aprovados que a Direh busca também nomear os excedentes do concurso. O diretor acredita, no entanto, que o MPOG deve autorizar um número reduzido de nomeações para vagas extras, tendo como critério a disponibilidade orçamentária prevista para a Fiocruz.

Uma nova reunião entre o grupo de aprovados e a diretoria de RH da Fiocruz foi agendada para o dia 23 de novembro, às 10 horas.

 

 

Última atualização em Sáb, 10 de Novembro de 2012 12:50
 

Concursados que aguardam nomeação devem adiantar preparativos para próximas etapas

E-mail Imprimir PDF

A solicitação para preenchimento das vagas remanescentes do concurso 2010 (91 pesquisadores e 40 tecnologistas) segue tramitando em Brasília. O documento já está no gabinete da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e a expectativa da Fiocruz é que a autorização seja publicada ainda nesta última semana de novembro.

Enquanto aguardam a publicação, os candidatos aprovados dentro do número de vagas em seus perfis devem acessar a área restrita do Guia de Admissão e Integração dos Servidores (‘Meu Gais’) e preencher os campos destinados aos dados pessoais e currículo. Após a autorização, os candidatos serão convocados para os exames médicos admissionais. Aqueles que puderem trazer os exames laboratoriais - que estejam dentro do prazo de 90 dias - e carteira de vacinação, já adiantarão o processo (vide relação de exames na página do Gais).

Ao concluir a etapa médica os candidatos aprovados serão nomeados e terão 30 dias para a posse e, em seguida, outros 15 para entrarem em efetivo exercício. A data da posse deverá ser agendada no ‘Meu Gais’ a partir da nomeação. Acompanhe as notícias sobre a autorização da nomeação e confira todas as informações sobre a seleção no guia eletrônico destinado ao concurso. (http://www.direh.fiocruz.br/gais)

Vacâncias

A Fiocruz vem atuando em outra frente junto ao Ministério do Planejamento para liberação de todas as 33 vagas disponibilizadas por vacância/exoneração. A primeira autorização foi publicada pela portaria nº 524, de 14/10/2012, e 11 candidatos foram convocados nos seguintes cargos: sete técnicos, dois analistas e dois assistentes. A Diretoria de Recursos Humanos da Fundação segue no aguardo da liberação das outras 22 vagas com a seguinte distribuição por cargos: quatro analistas, dois assistentes, quatro técnicos e 12 tecnologistas.

 

Em Brasília, Fiocruz volta a cobrar autorização de nomeação dos aprovados no concurso 2010

E-mail Imprimir PDF

Dirigentes também solicitaram liberação para convocação de excedentes e discutiram nova seleção para 2013

Em nova reunião com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no dia 6 de novembro (terça-feira), o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, e o diretor de Recursos Humanos, Juliano Lima, cumpriram agenda na Secretaria de Gestão visando à imediata liberação de portaria para nomeação das vagas remanescentes do concurso, e conclusão da posse de todos os 850 aprovados.  Nesta última portaria devem constar os aprovados para a carreira de pesquisadores (91 profissionais) e tecnologistas (40).  O compromisso assumido pelo MPOG é que a portaria seja emitida nos próximos dias e a efetiva posse de todos ocorra em dezembro.

Ainda no Ministério do Planejamento, foram reabertas negociações para a realização de um novo concurso em 2013.  Com os entendimentos realizados, a Presidência está formalizando a solicitação junto ao MPOG e já conta com apoio do Ministério da Saúde, responsável pelo encaminhamento ao Planejamento. A solicitação deste concurso priorizará ocupação de cargos vagos no quadro existente na Fiocruz, oriundos especificamente do acúmulo de aposentadorias ocorridas nos últimos anos.

O quantitativo de vagas da nova seleção ainda será definido, em decorrência dos postos existentes no quadro, e, naturalmente, mais adiante serão discutidos internamente com todas as unidades e o Conselho Deliberativo da Fiocruz as prioridades, quantitativos por unidades e perfis, modelo de concurso e outros temas associados.

Situação dos excedentes é discutida

Na Capital Federal os dirigentes pleitearam, também, uma autorização urgente para chamada de candidatos excedentes do último concurso. Diante da demanda, o MPOG disse estar avaliando a possibilidade de uma sobra orçamentária em 2012 para autorizar algumas convocações extras e já solicitou que a Fiocruz estabeleça prioridades que possam vir a ser atendidas. Sinalizando, contudo, que mesmo havendo a liberação, o quantitativo autorizado deverá ser abaixo do que o esperado pela Fundação.

Última atualização em Ter, 27 de Novembro de 2012 21:39
 


Página 3 de 9