Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

CST/Cogepe aborda cuidados em casos de emergência em live institucional

01.07.2022 às 12:35 - 0 Comentários

O projeto Diálogos com a Enfermagem: Vivenciando a Maternidade no Trabalho promoveu, na última terça-feira (28/6), a live com o tema: Como salvar a vida do seu filho em situações de emergência? O encontro virtual foi transmitido pelo canal da Cogepe no YouTube.  Na ocasião, as enfermeiras do Núcleo de Saúde do Trabalhador da Coordenação de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe) Isis Letícia e Michelle Caldas, coordenadoras do projeto, receberam a Capitã enfermeira da Polícia Militar de Minas Gerais, especialista em urgência, emergência e terapia intensiva e idealizadora do projeto Mamãe Salva-Vidas (@mamae.salvavidas) Fernanda Martins Couto como convidada para abordar o tema.  

A atividade seguiu o roteiro já consolidado nos encontros anteriores, no qual as anfitriãs conduzem um bate-papo com a convidada, tiram dúvidas e interagem com a audiência pelo chat do YouTube.

Convidada dá dicas de prevenção e segurança  

A enfermeira Fernanda Martins explicou que o projeto que lidera surgiu há pouco mais de um ano, em maio de 2021, com foco nas mães e como elas lidam em situações de emergência com os filhos. Ela conta que usou seus três pilares: a formação como enfermeira, a formação como instrutora em primeiros socorros e a experiência como mãe, visando como controlar a mentalidade e trabalhar a calma necessária para agir em momentos adversos.

A convidada destacou que uma das maiores dificuldades observadas por ela é que algumas mães, por medo ou insegurança, têm certa objeção de conhecer e aprender sobre o assunto. E esse tipo de pensamento acaba desprotegendo seus filhos. Segundo Fernanda, muitas preferem se alienar nesse aspecto: “eu prefiro não saber que isso acontece. Eu prefiro não saber como agir porque o aprender pode ser que atraia que isso aconteça com meu filho”, alegou, ao exemplificar o tipo de pensamento a ser evitado. 

Por fim, além de responder perguntas do chat, Fernanda elencou os principais acidentes que acontecem com as crianças, forneceu dicas de segurança, prevenção orientações sobre cuidados que as mães devem ter com as crianças e apresentou seu curso on-line, além de seu perfil no Instagram, que conta com quase 50 mil seguidores na rede social.

Sobre o projeto

Mensalmente o projeto Diálogos com a Enfermagem aborda temas de interesse materno com o objetivo de auxiliar as trabalhadoras da Fiocruz que são mães. Em discussões como a desse mês, sobre cuidados com os filhos, a participação dos pais e demais cuidadores também é sempre bem-vinda. Quer saber mais sobre o Diálogos com a Enfermagem? Envie e-mail para enfermagem.nust@fiocruz.br ou entre em contato através do telefone (21) 3836-2191.

Assista à live completa no canal da Cogepe no Youtube

Saúde do Trabalhador, Fiocruz Saudável, cuidados com a criança, urgencia e emergencia, mãe

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa