Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Alimentação Saudável na Gestação e Puérberio é tema de roda de conversa

25.11.2019 às 09:11 - 0 Comentários

 

Você sabia que não existe leite fraco? E que canjica, cerveja preta e outros não ajudam na produção de leite? Foi nesse clima de mitos e verdades que o Diálogos com a Enfermagem recebeu, na última terça-feira (18/11), a equipe do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa/CST) para uma conversa divertida e descontraída sobre alimentação saudável na gestação. Respondendo às principais dúvidas das mamães, as nutricionistas enfatizaram a importância da alimentação saudável durante a gestação e no puerpério, citando o “Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos”, lançado nesse mês pelo Ministério da Saúde.

 

“O guia traz recomendações oficiais para que adultos e crianças tenham uma alimentação saudável. Dentre elas, destacamos as relacionadas a alimentação do bebê, tais como: Amamentá-lo até os 2 anos ou mais, oferecendo somente o leite materno até os 6 meses, após, oferecer alimentos in natura ou minimamente processados, além do leite materno; oferecer água própria para o consumo da criança em vez de sucos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas; não oferecer açúcar nem preparações ou produtos que contenham açúcar à criança até 2 anos de idade, bem como os ultraprocessados; cozinhar a mesma comida para a criança e para família; prestar atenção aos sinais de fome e saciedade e conversar com ela durante a refeição; cuidar da higiene em todas as etapas da alimentação; oferecer à criança alimentação adequada e saudável também fora de casa e protege-la da publicidade de alimentos.”, explicaram as nutricionistas.

 

O próximo encontro do grupo Diálogos com a Enfermagem será uma confraternização de encerramento e acontecerá no dia 3/12 às 9h em frente à biblioteca. As inscrições poderão ser feitas clicando aqui.

 

O Projeto Diálogos com a Enfermagem: vivenciando a maternidade no trabalho faz parte do Programa Fiocruz Saudável, que tem como objetivo integrar as dimensões de saúde do trabalhador, biossegurança e gestão ambiental para desenvolver ações concretas que resultem na melhoria da saúde dos trabalhadores da Fiocruz. Para cumprir esses objetivos, o Programa desenvolve ações que incentivam a participação dos trabalhadores em ações e estratégias que visam a promoção da saúde do trabalhador, bem como, a diminuição de riscos à saúde e redução

Saúde do Trabalhador, alimentação saudável, diálogos com a enfermagem, nust, enfermagem

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa