Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Ascom e Escola Corporativa preparam profissionais de RH da Fiocruz para lidarem com a imprensa

01.02.2018 às 19:00 - 0 Comentários

Na manhã do dia 30/1 (terça-feira), a Assessoria de Comunicação da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Ascom/Cogepe), em parceria com a Escola Corporativa Fiocruz, realizou o primeiro Workshop de media training para trabalhadores da área de gestão de pessoas da Fiocruz. A atividade ocorreu no auditório da CST/Cogepe e contou com convidados externos que trouxeram suas experiências e vivências no olhar da imprensa. Participaram cerca de 40 trabalhadores da Cogepe e representantes dos SRHs da Fiocruz. A iniciativa compôs o programa de capacitação de RH da Escola Corporativa, que faz parte do seu Programa de Desenvolvimento Profissional. O principal objetivo da Ascom com a ação é que os trabalhadores da unidade se familiarizem mais com a dinâmica da mídia e funcionamento dos veículos de comunicação para que tenham um bom desempenho diante das câmeras e microfones, de modo que a unidade aumente sua produção de material jornalístico em meio audiovisual, tendo os próprios profissionais como fontes e porta-vozes.

José Cunha, Felipe Barreto e Francisco Soriano foram os convidados que compuseram a mesa de abertura do encontro. Cunha, que tem larga experiência no rádio e na televisão, marcou época no jornalismo esportivo como narrador futebolístico nos dois veículos e é criador de vários bordões. O convidado falou sobre a importância do improviso e da criatividade diante das câmeras e microfones, além de relatar diversos causos. Barreto, jornalista, professor universitário e servidor da Divisão de Gestão de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro deu o tom mais didático à mesa, trazendo alguns dos conceitos e situações clássicas de relação entre a fonte e a imprensa concernentes ao media training, que seriam aprofundadas posteriormente na apresentação da Ascom.

Encerrando a primeira etapa, Soriano, que é escritor e preside a TV comunitária do Rio de Janeiro, falou sobre o papel dos veículos alternativos que muitas vezes fazem o contraponto à grande mídia. De sua participação foi destacada a importância de atender com o mesmo empenho e disponibilidade tanto a grande imprensa quanto veículos locais e alternativos, por parte dos entrevistados.

A segunda parte do evento foi conduzida pela jornalista da Ascom/Cogepe Mônica Braga, que apresentou o material elaborado pela assessoria com orientações, definições, ilustrações e exercícios de media training, com conteúdo baseado na literatura acadêmica sobre o tema. Durante sua participação, Braga contou com o auxílio de outros dois convidados, o fonoaudiólogo, pesquisador e professor universitário Reynaldo Lopes e a fisioterapeuta da equipe de Ergonomia do Nust/CST Aline Azambuja, que realizaram conjuntamente exercícios de relaxamento muscular e correção postural, além de técnicas para melhorar o controle e a potência vocal.

Os participantes realizaram exercícios e atividades práticas antes do encerramento da atividade, que recebeu elogios dos presentes e deverá ter novos desdobramentos.

Arquivos disponibilizados

Acesse aqui a apresentação e aqui o conteúdo didático elaborados pela Ascom e utilizados no treinamento. O material também será disponibilizado pela Escola Corporativa no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do Campus Virtual.


Confira abaixo o resumo do currículo dos palestrantes e convidados por ordem alfabética:

Aline Azambuja: fisioterapeuta graduada pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação. Especialista em Ergonomia pela PUC-RJ. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Ensp/Fiocruz, na sub-area: Saúde, Trabalho e Ambiente. Fisioterapeuta do Trabalho na Fiocruz, trabalha como Tecnologista em Saúde Pública da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CST/Cogepe) desde 2013.

 

Felipe Barreto: trabalha atualmente na Divisão de Gestão de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Comunicação pela Uerj e especialista em Telejornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Foi professor de Comunicação Social nas universidades Unicarioca e Moacyr Sreder Bastos. Já trabalhou como repórter na TV Brasil e na RedeTV!.  Também exerceu as funções de editor-chefe e apresentador da TV Alerj. Atuou ainda como Secretário de Comunicação da Prefeitura de Mangaratiba.

 

Francisco Soriano: escritor, economista e presidente da TV Comunitária do Rio de Janeiro, com comprovada experiência na área de comunicação sindical e comunitária enquanto diretor do Sindipetro-RJ, atuando na rádio e TV petroleira e TV comunitária por várias gestões.

 

José Cunha: trabalhou como narrador titular de esportes das TVs Tupi, Educativa, SBT e Rádio Globo. Debatedor do Povo na TV. Integrante de várias mesas redondas de esporte na televisão carioca.

 

Mônica Braga: jornalista da Ascom/Cogepe/Fiocruz desde agosto de 2017, formada pela PUC - PE, especialista em Assessoria de Comunicação (Escola Superior de Relações Públicas - PE) e em Comunicação e Saúde (Icict/Fiocruz), com experiência em assessoria de imprensa, endomarketing, comunicação interna e institucional, além de organização e apoio a eventos. Estagiou na área de Comunicação da Justiça Federal de Pernambuco.

 

Reynaldo Lopes: fonoaudiólogo, mestre em Educação pela UERJ. Professor e pesquisador em tempo integral do curso de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida. Especialista em voz pelo Centro de Estudos da Voz, SP – CEV. Presidente do Núcleo Atelier Arte da Voz.

 

media trainning, capacitação, comunicação, imprensa, cogepe

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa